Orquestra de Câmara de Ouro Branco
Criada em 2001, a Orquestra de Câmara de Ouro Branco é formada por cerca de 20 alunos das oficinas de instrumentos da Casa de Música de Ouro Branco. Desde então, a Orquestra vem realizando concertos em Ouro Branco e em outras cidades da Estrada Real, dentro do Projeto Circuito Cultural, com o patrocínio da Gerdau, por meio das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura.
Um dos objetivos da Orquestra jovem é valorizar e incentivar a composição contemporânea de música erudita. Em 2005, a Orquestra estreou as primeiras obras comissionadas escritas pelos compositores Calimério Soares, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Ernani Aguiar, Ronaldo Cadeu e Oiliam Lanna.
Em 2007 obras compostas por Rufo Herrera, Avelar Jr. e Nelson Salomé, foram estreadas,
sob a regência do maestro Charles Roussin.
Série de Concertos para Ouro Branco
A série Concertos para Ouro Branco foi criada em 2004 e tem como principais finalidades a formação de público e a consolidação de um calendário cultural para a cidade de Ouro Branco.
As apresentações são realizadas por músicos e grupos de câmaras reconhecidos no cenário nacional e internacional da música erudita. A entrada é gratuita.
Casa de Música de Ouro Branco
A Casa de Música é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve ações na área de ensino e divulgação da música erudita. Criada em 2001 por um grupo de professores e pais de alunos, a entidade tem como principais objetivos promover a difusão e a divulgação do acesso à música, criar alternativas de inserção e incentivar o intercâmbio cultural e a carreira de jovens músicos.
..........
Concertos em Ouro Branco percorrem a história da música
Dando continuidade à série "Concertos para Ouro Branco", será apresentado no dia 20 de outubro, dois duos e um repertório que percorrerão parte da história da música pelo mundo, em diferentes épocas, estilos e nacionalidades, em homenagem à sétima arte.
Mais uma vez, sob a regência de Charles Roussin, os músicos levarão o público a um passeio pelos gêneros: drama (A Lista de Schindler), comédia (A Pantera Cor de Rosa), aventura (Jornada nas Estrelas, De Volta para o Futuro, Piratas do Caribe e Missão Impossível), romance (Um Linda Mulher e Titanic), dentre outros.
O evento acontecerá no Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Branco, às 20h.
Duos Carmo Passos e AlvesFarias
Já no dia 24, quinta-feira, às 20h, no auditório do Hotel Verdes Mares, o público da cidade do interior mineiro tem a chance de apreciar os duos Carmo Passos (formado pelo clarinetista Márcio André Castro Carmo e pelo pianista Hélcio Vaz) e AlvesFarias (Sandra Alves, flautista, e Gustavo Farias, violonista).
|
Duo Carmo Passos |
O duo Carmo Passos abrirá o concerto com a Sonata n°2, em Mi Bemol Maior, Op. 120, do compositor alemão Johannes Brahms, uma das mais importantes figuras do romantismo musical europeu do século XIX. Em seguida tocarão Canzonetta, do compositor, organista e regente francês Gabriel Pierné; Luz, do mineiro Edmundo Villani-Côrtes e Fantasiestücke, Op. 43, do dinamarquês Niels Wilhelm Gade, contemporâneo de Robert Schumann e representante das escolas nacionais nórdicas.
|
Duo Alves Farias |
Já o duo Alves Farias iniciará a apresentação com Sonatina op.205, do italiano Mario Castelnuovo-Tedesco. Na sequência outra peça de Villani-Côrtes: Cinco Miniaturas Brasileiras. Os dois duos incluíram no repertório obras daquele que transformou a linguagem do tango: o bandoneonista e compositor argentino Astor Piazzolla.
Programação:
Concerto “Viagem à Hollywood”
Orquestra de Câmara de Ouro Branco
Regência: Charles Roussin
Quando: 20 de outubro
Onde: Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Branco
(avenida Patriótica, 1080 – bairro Siderurgia)
Entrada gratuita
Concerto - Duo Carmo Passos e Duo AlvesFarias
Márcio André do Carmo e Rafael Passos
Sandra Alves e Gustavo Farias
Quando: 24 de outubro, às 20h
Onde: Auditório do Hotel Verdes Mares (r. Santo Antônio, 115 – Ouro Branco)
Entrada gratuita
CLARINETA E PIANO
Brahms, Johannes Sonata n°2, em Mi Bemol Maior, Op. 120
I - Allegro Amabile
Pierné, Gabriel Canzonetta
Piazzolla, Astor Oblivion
Villani Cortes, Edmundo Luz
Gade, Niels W. Fantasiestücke, Op. 43
I - Andantino con moto
II - Allegro vivace
III - Ballade – Moderato
IV - Allegro molto vivace
FLAUTA TRANSVERSA E VIOLÃO
Castelnuovo-Tedesco, Mario Sonatina op.205
I – Allegretto grazioso
II – Tempo di Siciliana
III – Scherzo – Rondo
Villani Cortes, Edmundo Cinco Miniaturas Brasileiras
I – Prelúdio
II – Toada
III – Choro
IV – Canção de Ninar
V – Baião
Piazzolla, Astor Histoire Du Tango
I – Bordel 1900
II – Café 1930
III – Night-club 1960
IV – Concert d’aujourd’hu
A Casa de Música OURO BRANCO tem patrocínio da Gerdau (Lei Estadual de Incentivo à Cultura), Milplan, Elba e Sodexo (Lei Rouanet).