sábado, 17 de maio de 2014

Caixa Preta da Saúde



Você já ouviu falar sobre a Caixa Preta da Saúde?

Interessante projeto criado em março de 2014 pela Associação Médica Brasileira (AMB) Sociedades de Especialidade, Associações Médicas Regionais, dentre outros parceiros, o "Caixa Preta da Saúde" visa salvar a saúde brasileira, recebendo e compilando denúncias da situação caótica em que se encontra a saúde no Brasil. O projeto é o meio através do qual, todas as pessoas de qualquer lugar e a qualquer hora, podem enviar fotos, vídeos e depoimentos, apresentando as dificuldades enfrentadas na busca por serviços de saúde, públicos ou não.
O Sistema Único de Saúde (SUS), que pela constituição deveria oferecer assistência gratuita e universal à todos os cidadãos brasileiros, é falho. O que o povo identifica é o  grande descaso, pacientes aguardando em filas por cirurgias e exames durante anos, falta de infraestrutra, medicamentos e até materiais básicos. Hospitais e postos de saúde em situação precária, impedindo a sobrevivência dos brasileiros que pagam muitos e altos impostos, mas não possuem os serviços básicos dos quais necessitam.
 
O SUS desativou quase 42 mil leitos nos últimos sete anos, as superlotações em emergências e pronto-socorros comprovam este fato. 
O Ministério da Saúde deixou de utilizar R$17 bilhões em 2012, mas o governo para justificar o caos em que se encontra o setor, afirma que não tem recursos para investir em melhorias.

Esses e muitos outros motivos levaram as entidades citadas acima, a criarem essa ação colaborativa para mapear os problemas da saúde pública do Brasil e estimular a população a denunciar as condições encontradas nos hospitais, postos de atendimento e demais unidades de saúde.

O site e as redes sociais Facebook e Twitter são os canais de interação com o público. Por meio destas ferramentas colaborativas, a AMB espera que todos os brasileiros, trabalhadores da área ou não, pacientes ou não, se unam em prol de melhores condições da saúde em geral.

O site é de fácil utilização. Basta clicar no mapa e enviar a denúncia. A equipe do projeto caixa-preta da saúde fará a análise do material e após esta análise, a denúncia entrará na web. 

A AMB e parceiros não pretendem resolver todos problemas do setor somente com o "Caixa-Preta da Saúde", mas sim mostrá-los como realmente são, dando voz à todos os usuários do sistema público de saúde.

Caixa Preta da Saúde: http://www.caixapretadasaude.org.br/






Um comentário:

  1. Excelente idéia.Vou coletar dados dos absurdos que acontecem em Valença e enviar para eles.Aqui é caótico.Os pobres morrem como moscas nos hospitais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Atendimento zero!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir