terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Novo prefeito toma posse em São João del-Rei

Um sonho alimentado por anos foi concretizado hoje, com a posse do novo prefeito.
São João del-Rei segue, virando uma página, para reescrever sua história.

 A cidade se destaca no cenário histórico e cultural através do vasto patrimônio arquitetônico, musical e memória setecentista.

 Moderna na área contemporânea, não abriu mão das tradições de pacata cidade interiorana.

Através da "Universidade Federal de São João del-Rei" (UFSJ), se tornou uma cidade universitária, devido à variedade de cursos que atrai estudantes de todo o Brasil.

Localizada no Campo das Vertentes, sudeste de Minas Gerais, foi berço de grandes nomes da história, e hoje, essa cidade singular, recebe o ex-reitor da UFSJ, Helvécio Luiz Reis, como seu administrador.

A vice-prefeita, Maria Cristina Alves Pereira e o prefeito, Helvécio Luiz Reis
Com o slogan "São Jão del-Rei merece muito mais", os candidatos do Partido dos Trabalhadores (PT), Helvécio Luiz Reis e Cristina "Lopes" (nome de campanha), foram eleitos com 56,39% dos votos.
Graduado em Administração e doutor em Engenharia de Produção, dentre outros títulos, Reis ocupou o cargo de magnífico reitor da UFSJ por dois mandatos.
Criou os Campi: Alto Paraopeba, abrangendo a região de Ouro Branco, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, São Brás do Suaçuí e Jeceaba; Centro-Oeste Dona Lindu (Divinópolis) e Sete Lagoas, implantando mais de dez cursos de graduação, além da criação de novos programas de pós-graduação stricto-sensu em História, Psicologia, Educação, Engenharia Mecânica, Ciências da Saúde, Biotecnologia, Ciências Farmacêuticas e mestrado em Bioengenharia.
Ao final do seu mandato deixou anunciado um curso de Medicina a ser instalado na sede da UFSJ, em São João del-Rei, disponibilizado pelo Ministério da Educação e Cultura.
A valorização da cultura, em todos os seus segmentos, foi uma marca em sua gestão.

A psicóloga, Maria Cristina Alves Pereira, assumirá, também, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade.

A solenidade de posse do prefeito Helvécio Luiz Reis, foi prestigiada por autoridades, que presidiram os trabalhos.
À mesa, da esquerda para a direita:
Comandante do 38º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Alan Elias da Silva
 Desembargador do Tribunal do Estado de Minas Gerais, doutor Rogério Garcia
Deputado Federal, Reginaldo Lopes
Magnífica Reitora da UFSJ, professora doutora, Valéria Kemp
Presidente da Câmara dos Vereadores de São João del-Rei, vereador Antônio Carlos de Jesus Fuzatto
Vice-prefeita, Maria Cristina Alves Pereira
Tenente Coronel Leonardo D'Assunção Freitas, representando o 11º Batalhão de Infantaria de Montanha Regimento Tiradentes (11º BI MTH)
Juiz de Direito, diretor do Fórum da Comarca de São João del-Rei, doutor Auro Aparecido Maia Andrade
Deputado Estadual à Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, Pompílio Canavez
Delegado Regional de Segurança Pública, doutor Marcos Cardoso Atalla
Atrás e à esquerda, os vereadores eleitos.
Da esquerda para a direita:
Vera Lúcia Alfredo
Stefânio Pires
Rodrigo Deusdedit
Robson Paiva Zanola
Marcos Antônio Natividade
Lívia Carvalho
Jânia Costa
Igor Sandim
Gilberto Santos
Fávio Rodrigues Costa
Fábio da Silva
Cláudio Apolinário
Atrás e à direita, a Banda Santa Cecília, que enriqueceu a solenidade

O prefeito eleito e sua esposa
 Durante o discurso de posse, Reis fez questão da presença de sua esposa ao seu lado, a primeira dama Adriana Reis.
O prefeito agradeceu ao deputado federal, Reginaldo Lopes, o apoio concedido à sua gestão como reitor da UFSJ e lembrou a importância desse apoio, agora, como administrador da cidade.
Ressaltou as dificuldades em resolver os problemas que a cidade apresenta: "haverá muito trabalho, mas estou animado e convicto de que poderemos encontrar soluções para muitos deles e minimizar muitos outros", declarou.
Mencionou a precariedade da saúde, a limpeza da cidade, a coleta de lixo inadequada... e sinalizou importantes medidas solucionadoras.
Lembrou os animais soltos pelas ruas da cidade, colocando em risco a saúde da comunidade e provocando acidentes nas vias públicas... "à partir de hoje os animais apreendidos só serão devolvidos mediante pagamento de multa e não sendo resgatados, serão levados a leilão", enfatizou.
Conceituou a educação municipal como uma das melhores do Estado de Minas Gerais, pelo empenho e competência dos professores e auxiliares educacionais, mas a infra estrutura da rede é precária em vários aspectos. 
"Em nossa administração será implantado o ensino integral nas escolas municipais e a construção de áreas de lazer e práticas de esporte como forma de promover os talentos e enfrentar severamente o ócio de nossas crianças e nossos adolescentes, inclusive as drogas. A melhoria da infra estrutura da rede municipal de ensino é condição indispensável para alcançarmos algum resultado", ressaltou.
Reestruturação das atividades do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DAMAE), reajuste salarial e planos de carreira para os servidores públicos, foram abordados com seriedade.
"Não haverá, em nossa administração, funcionários fantasmas, nem mesmo entre os nomeados para a equipe de confiança... aliás, aviso aos navegantes... como gostava de brincar com meus alunos em seus momentos de desatenção... não admitirei qualquer desvio de conduta. Serei implacável com o desonesto e com o corrupto. Não convidei amigos para compor minha equipe de confiança... procurei por pessoas que melhor poderão servir à população e encontrar soluções para os problemas que os sãojoanenses enfrentam em seu cotidiano", enfatizou.
Helvécio encerrou seu discurso agradecendo à todos, acenando um futuro promissor para a cidade.

O Exército Brasileiro, através do 11º BI MTH, entregou aos candidatos eleitos a bandeira de São João del-Rei... o maior símbolo da cidade...
 
 "Levanta São João del-Rei"

Nenhum comentário:

Postar um comentário