quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Congadas e Folias em destaque

Presidente da Associação dos Agentes Culturais das Vertentes, Divisão Congadas e Folias, Lutero Castorino da Silva

Conhecido como "Zé Mineiro",  "presentador" (como ele mesmo diz), do programa diário, "Chão Mineiro", na Rádio Emboabas AM, o sãojoanense Lutero Castorino da Silva, aos meus olhos, é um lutador... Um guerreiro mesmo, em busca da abençoada cultura indicadora de melhores caminhos para uma São João del-Rei plenamente turística.

À frente da Associação dos Agentes Culturais das Vertentes, Divisão Congadas e Folias, Silva mantém um trabalho de inclusão social, sendo a representação fiel de um povo que deseja uma cidade com mais qualidade de vida.

"São João del-Rei cuida muito do carnaval, da semana santa, dos extremos... mas entre uma cultura e outra existe, nesse vazio, a cultura popular quase que extinta... as Congadas e Folias... Por essa razão a Associação dos Agentes Culturais foi criada para resgatar as Folias (de origem européia) e as Congadas (de origem afro brasileira). Desde então nomeamos vários "Imperadores", declara.

Zé Mineiro

Zé Mineiro, o que representam as Congadas para São João del-Rei? 
Antes da Associação não representavam nada, por ser uma cultura afro descendente em louvor à Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia... santos aos quais os negros se apegaram durante a escravidão. Hoje as Congadas já são aceitas nas paróquias, como manifestação cultural.

E o que representam para os seus componentes? 
Além do folclore, da festa e cantoria, representam o resgate da auto estima. Somos uns pelos outros. Como presidente, se um membro da Congada ou da Folia, adoece, procuramos fazer tudo para ajudá-lo.

Existe algum projeto para captação de recursos para a Associação? 
Sim. Enviamos um projeto para ser avaliado em Brasília e parece que foi aprovado. Recebemos um sinal verde e através da Lei Rouanet estaremoss aptos a buscar patrocínadores. Com a posse do novo prefeito, Helvécio Luiz Reis, que tem larga experiência em projetos culturais e o apoio do deputado federal Reginaldo Lopes e do deputado estadual Pompílio Canavez, nossas expectativas aumentam.

As Folias e Congadas, antigamente, só participavam de eventos religiosos. Como acontece atualmente? 
A função das Congadas é louvar o Rosário, Santa Efigênia e São Benedito. A função das Folias é louvar Santos Reis, São Sebastião e Divino Espírito Santo. Hoje nos apresentamos em escolas, participamos de eventos diversos, fomos convidados a participar da abertura do Inverno Cultural 2012... isso para nós é um reconhecimento enquanto entidade e cultura necessária. Temos que fazer um trabalho com as crianças, levando oficina às escolas. Se em cada cem crianças conseguirmos resgatar um, para a Congada e um, para a Folia... já é um ganho. Fizemos uma gincana na escola Iago Pimentel e dessa gincana nasceu a segunda Folias de Mulheres. Uma está no Nordeste e a outra, agora em São João del-Rei. As próprias mães dos alunos se interessaram e compuseram a Folia. Nossa preocupação é que se sintam bem enquanto pessoas e sejam valorizados, para darem tudo de si quando estiverem cantando.

A Associação possui uma sede? 
Não. Nos reunimos em uma sala emprestada pela UFSJ, através da Pró Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários e somos apoiados pelo "Instituto Apoiar", do professor Claret.

A Congada de Mocambique, de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito, que se apresentou durante a posse do novo prefeito, existe há quantos anos? 
A Congada foi criada em 1704, chegando em São João del-Rei durante o Ciclo do Ouro. A Congada de Moçambique existe há dois anos. Minha função é fundar um grupo, colocá-lo em funcionamento e passar para outra pessoa liderar. Dessa maneira, já são quatro grupos na cidade, resgatando o folclore.

Do que é feito a Congada? 
A Congada envolve religiosidade, cantigas, danças, crenças e principalmente o sincretismo religioso. Alguns não admitem, mas os negros vieram da Africa trazendo a sua religião... os deuses da natureza... Oxóssi, Omulu, Oxalá, Ogum, Iemanjá, Obaluaê e muitos outros. Foram forçados a assimilar a religião católica para não irem para o tronco.

Podemos dizer que a Congada é uma expressão espiritualista?
Também. A Congada é sincretismo, é lenda, é história, é folclore e religião.

Quem confecciona os estandartes e o que eles representam?
Nós mesmos. Eles são a nossa bandeira. O Congadeiro tem a função do mastro... ligar a terra ao Atíssimo.


Congada de Moçambique, de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito

Estandarte


Nenhum comentário:

Postar um comentário