quarta-feira, 6 de julho de 2011

Inverno Cultural de São João del-Rei

São João del-Rei se prepara... vai começar um dos maiores eventos culturais da região
O Inverno Cultural
Em sua vigésima quarta edição, o evento apresenta o tema "Sentidos do Corpo" e anuncia extensa programação, inteiramente gratuita, reunindo grandes nomes do cenário artístico brasileiro.
Música, teatro, dança, artes plásticas, literatura e cinema farão parte das atrações.
O Inverno Cultural acontecerá de 16 a 30 de julho
Vale à pena conferir.


“Sentidos do Corpo” é tema do 24º Inverno Cultural

 
Festival que ocorre de 16 a 30 de julho leva a São João del-Rei grandes nomes do cenário artístico como Deborah Colker, Jorge Ben Jor, Jacques Morelembaun, Elza Soares, entre outros


O Inverno Cultural de São João del-Rei, um dos mais tradicionais eventos do gênero realizado em Minas Gerais , completa este ano sua 24ª edição prestando tributo aos “Sentidos do Corpo”, em suas mais diversas formas. O tema, que permeia toda a programação do evento, que será realizada de 16 a 30 de julho, vai dialogar com as principais atrações desta edição, como o espetáculo Tatyana, da Cia. Deborah Colker; e ainda com a música visceral de artistas consagrados como Jorge Ben Jor, Elza Soares, Naná Vasconcelos, Jacques Morelenbaum, Seu Jorge e as bandas Kit Abelha, Titãs e Capital Inicial.

Sobre a temática desta 24ª edição, a coordenadora do evento e diretora da divisão de projetos e apoio à comunidade universitária, Telma Resende, diz que será posto em destaque as possibilidades do corpo, não só a parte física em si. “Vamos extrapolar os termos físicos do corpo e abordar  seus vários sentidos”, diz. Para falar sobre o assunto, um dos mais importantes críticos de arte do Brasil, o escritor Jorge Coli, foi convidado para ministrar a palestra “O corpo na arte de hoje: entre a frivolidade e a metafísica”, que ocorre no dia 30 de julho, às 16 horas.

 
As principais atrações desta edição do Inverno Cultural, segundo a coordenadora, também conversam de maneira estreita com a temática do evento. “O trabalho da Cia. Deborah Colker, por exemplo, é multidisciplinar e reúne outras áreas como artes visuais e plásticas”, frisa. Ela também ressalta que o instrumentista e percussionista Naná Vasconcelos, outra grande atração, é um artista bem performático e tem um trabalho de pesquisa musical de grande importância, assim como o maestro Jacques Morelembaum, reconhecido internacionalmente por seu talento multidisciplinar como instrumentista, arranjador, compositor e produtor musical.
 
Outro destaque da programação é a exposição de artes plásticas “Sentidos do Corpo”, que tem curadoria do professor Ricardo Coelho.  Reunindo artistas de renome como Caetano Dias, Christian Cravo, Helga Stein, Katia Lombardi, Loredano, Carlos Serejo e Peter de Brito, a mostra vai apresentar diferentes abordagens do corpo na arte contemporânea brasileira. Desenho, caricatura, fotografia documental, imagens manipuladas digitalmente, escultura, instalação, objeto e vídeo-arte são as linguagens que o público poderá conferir na exposição.
 
Mais uma atração ressaltada pela coordenadora, será a apresentação do grupo teatral Lume, de Campinas (SP). “Vamos dar ênfase à participação de grupos que nunca estiveram em São João del-Rei ou que foram à cidade há muito tempo, como é o caso do Lume, um grupo de extrema qualidade e que tem uma extensa pesquisa na área cênica”.
 
Com uma grade de programação bem abrangente, que inclui, além dos espetáculos musicais, dança, teatro, artes plásticas, cinema e oficinas em várias áreas de atuação, outro objetivo do Inverno Cultural é descentralizar seus espetáculos, levando atrações de qualidade para os bairros mais distantes do centro da cidade. “Estamos preparando uma mostra de cinema itinerante que vai percorrer algumas localidades, além de espetáculos de dança e teatro”, destaca a coordenadora Telma Resende.
 
Oficinas artísticas oferecem mais de mil vagas
Atração à parte nas edições do Inverno Cultural, as Oficinas Artísticas (que muitas vezes atraem participantes de várias partes do país) vão oferecer, em seu conjunto de atividades, mais de 1 mil vagas. Os interessados podem escolher entre sete áreas de atuação, como Artes Cênicas, Música, Literatura, Arte-Educação, Artes Plásticas, Especiais e Artes Visuais.
As inscrições para as oficinas estarão abertas até o dia 8 de julho. Informações pelo site oficial do evento www.invernocultural.ufsj.edu.br ou pelo telefone (32) 3379 2510.
Conheça a trajetória do Inverno cultural
Realizado durante o mês de julho desde 1988, o Inverno Cultural faz parte do Programa de Extensão da Universidade Federal de São João del Rei. O evento promove e incentiva diversas formas de manifestações artísticas e culturais, tornando-se, desde suas primeiras edições, referência no campo artístico de Minas Gerais.
Como praticamente todos os festivais de inverno existentes em Minas Gerais , o da UFSJ também é “filhote” do então itinerante Festival de Inverno da UFMG, realizado em São João del Rei nos primeiros anos da antiga FUNREI – Fundação de Ensino Superior de São João del Rei. A partir de 1999, em sua 12ª edição, o Inverno Cultural ganhou fôlego, dimensão, importância e visibilidade, tornando-se um dos maiores eventos do gênero no país, estimulando o surgimento de novos festivais que vieram compor e enriquecer a cena turística e cultural do interior de Minas, no mês de julho.
A cada nova edição do Inverno Cultural, a UFSJ se afirma como um grande pólo extensionista, promovendo a atuação e a continuidade de experiências e saberes adquiridos durante a realização do evento, através de toda a sua programação, como oficinas, workshops, mini-cursos, palestras, seminários, entre outros. 


  
Outras informações:
www.invernocultural.com.br 
www.facebook.com/invernocultural 
Twitter - @invernocultural. 


Fonte: Sinal de Fumaça Comunicação - www.sinaldefumaca.com.br
Contato: Aline ferreira - (31) 3264-4404 / (31) 8778-1774

Nenhum comentário:

Postar um comentário