segunda-feira, 18 de julho de 2011

Inverno Cultural de São João del-Rei

Biblioteca Municipal Baptista Caetano de Almeida. Foto: Rosângela Oliveira
Na segunda-feira (18/07), começaram as oficinas... deixando a atmosfera sãojoanense abençoada com mais cultura e arte...
"Sucata Cultural" e "Contos e Coisas", direcionadas para crianças de 5 a 12 anos, aqueceram o dia.

Sucata Cultural propõe a construção de brinquedos à partir de revistas velhas, garrafas pet, sacolas plásticas, jornais velhos e latas, como matéria-prima.
Através de um momento lúdico, a criatividade, imaginação, afetividade e autonomia das crianças são despertadas na elaboração de fantasias, histórias e brincadeiras com os objetos criados, para que sejam utilizados em jogos coletivos.

"Contos e Coisas", será ministrada à partir de dez temas desencadeadores de jogos e brincadeiras, permitindo a criança elaborar valores relacionados com o ambiente, a cultura, o homem e as relações.



Oficina "Contos e Coisas". Foto: Rosângela Oliveira
Cercada por uma energia contagiante, Elaine Almeida de Andrade, a "Nana" ( de blusa amarela à esquerda), é a responsável pela alegria da oficina "Contos e Coisas"
Natural de Bocaiúva (MG), Nana é graduanda do curso de Psicologia da UFSJ, atriz com dez anos de experiência em teatro e recreação e uma excelente e cativante "contadora de estórias".
Para Nana, "Contos e Coisas" foi planejada à partir de dez temas que se desenvolverão juntamente com as estórias.
"A cada dia será apresentado uma estória que será trabalhada com eles, envolvendo brincadeiras diversas, dramatização e o resgate de brincadeiras folclóricas", diz Nana.
Com a participação de crianças com idade entre cinco e doze anos, grande parte da concentração da atriz fica direcionada ao fator adaptação... mas, com a proposta de deixá-las livres para decidirem se querem ou não participar.
O tema de abertura da oficina foi "Que bicho eu sou?"... contando a estória de um jabuti flautista e uma onça... situação vivenciada pelos pequenos participantes, com toda a criatividade...
Temas como vida, amizade, identidade, farão parte da programação, porém, sem levantar conceitos, ou seja... tudo muito direcionado às idades em questão.
A oficina inclui ainda, desenhos, manuseio de argila, confecção de um porta canetas, porém, "sem qualquer intenção de um feed back. O mais importante é o que elas levarão para seus lares", ressalta Nana, com muita segurança.
"Para o encerramento da oficina fica a intenção de rememorar todos os temas oferecidos nesses dez dias"... diz a contadora de estórias, apaixonada pelo que faz...
Com sua voz característica e uma linguagem corporal que convida crianças e adultos a acompanharem atentos o desenrolar da estória, Nana é... sem sombra de dúvidas... responsável pela visualização dos personagens contados... e cantados...
Durante pouco tempo acompanhando o trabalho de Nana e de sua colaboradora e mestranda em psicologia pela UFSJ, Claudia Moura, pude testemunhar o sucesso do evento.

Crianças participantes da oficina "Contos e Coisas". Foto: Rosângela Oliveira
Representando "dona onça". Foto: Rosângela Oliveira
Diversão... Foto: Rosângela Oliveira
 E muita alegria... Foto: Rosângela Oliveira

Oficina "Contos e Coisas". Foto: Rosângela Oliveira

As duas oficinas acontecem de 18 a 22 de julho, na Biblioteca Pública Baptista Caetanos de Almeida.



2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Uma coisa importante de se falar sobre Nana Andrade é que ela tem o hábito horrível de ir para cama com homem comprometido. Isso é muito feio por parte de qualquer mulher. Seria esse tipo de pessoa o mais ideal para lidar com crianças? Estaria ele interessada em sexo com os pais das crianças? Só digo algo, por experiência própria: muito cuidado com essa meretriz.

    ResponderExcluir