terça-feira, 26 de julho de 2011

Inverno Cultural de São João del-Rei

O dia 19 começou com a mesa redonda "Literatura na Mídia", onde foi discutido o espaço dado para a literatura nos meios de comunicação e reflexão sobre as possibilidades de a literatura se utilizar da mídia como suporte para a produção literária.

A Festa do Congado - Foto: Paulo Filho / divulgação
Àtarde, a palestra "A Festa do Congado: Saberes Tradicionais e Patrimônio Imaterial", abordou conhecimentos de uma manifestação da cultura popular: a festa de N. Sra. do Rosártio e a Coroação de Reis Congos executadas por Ternos de Congados de São João del-Rei (MG).
Temas como propriedade intelectual, conhecimentos tradicionais e patrimônio cultural, levaram integrantes de grupos de congada, professores e interessados, à sala multimídia do Centro Cultural da UFSJ, onde aconteceu o evento.

Nana Vasconcelos - Foto: Andre Fossati / divulgação
Juvenal de Holanda Vasconcelos, o Naná Vasconcelos, nasceu em Recife (PE) e desde jovem se envolveu com tambores e movimentos de maracatu.

Aos doze anos, começou a participar de eventos, tocando em uma banda, com seu pai.
A preferência por instrumentos de percussão, logo o levou a se notabilizar por seu talento com o berimbau.
Nana Vasconcelos, esteve na cidade, ministrando o "Workshop Orgânico"... oficina do Inverno Cultutal, cheia de sons e rítmos.

Desenhando Figurinos - Foto: Pedro Silveira / divulgação
A oficina " Desenhando Figurinos: Uma Proposta para Iniciantes", foi o espaço ideal para todos os que amam  "fazer moda e estilo".
Ministrada por Cristiane Victer, texturas e cores, mostraram o talento dos participantes nos modelos traçados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário