terça-feira, 30 de agosto de 2011

Pelos campi da UFSJ

Foto: divulgação

Conselho Universitário aprova adesão da UFSJ ao 

Consórcio das Federais Mineiras 

Reunido na manhã desta segunda-feira,29, o Conselho Universitário (Consu) aprovou - por 19 votos a favor, um contra e duas abstenções – a adesão da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) ao Consórcio das Universidades Federais do Sul-Sudeste de Minas Gerais.
De acordo com o presidente do Consu, reitor Helvécio Luiz Reis, trata-se de uma decisão histórica na perspectiva do estreitamento das relações entre as sete federais instaladas nesta região mineira. “Eu espero que, com esta aprovação, ampliemos os canais de relações que nos permitam maior interação no plano acadêmico, científico e administrativo com as instituições participantes”, afirma o reitor.
Com a adesão da UFSJ, já são seis das sete proponentes que decidiram oficialmente pelo Consórcio. A Federal de Ouro Preto (UFOP) é a única que ainda não aderiu. Quando as sete decidirem, segundo o reitor da UFSJ, as federais passarão a discutir questões como a estrutura administrativa, recursos humanos e recursos financeiros . “Todas essas questões serão debatidas no plano executivo, mas sempre as decisões serão levadas aos conselhos. É uma construção coletiva e teremos de nos adaptar a esse novo cenário, de decisões interinstitucionais”, prevê o professor Helvécio.
O reitor classifica o Consórcio neste momento inicial de implantação como um “convênio guarda-chuva”. “É um primeiro passo”, define, “muita coisa precisa ser encaminhada pro Consorcio funcionar efetivamente”. Para o dirigente da UFSJ, o futuro do acordo interinstitucional depende dos termos aditivos que os Conselhos de cada instituição vão discutir e deliberar. “Se a UFSJ vai participar de todas as ações propostas pelo Consórcio, os Conselhos vão deliberar. Mas o que é importante deixar claro é que, com esta aprovação, deixamos a porta no trinco. Não deixamos a porta fechada. A UFSJ não está estanque, fechada em si, mas disposta a estabelecer parcerias, que são fundamentais no mundo contemporâneo”, afirma.

 (Fonte: Assessoria de Comunicação UFSJ - Campus Santo Antônio)


Nenhum comentário:

Postar um comentário