terça-feira, 17 de julho de 2012

Inverno Cultural da UFSJ

 Kairós, a 25a edição do Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), oficializou sua abertura com o cortejo Cronos, Kairós, Irokô: Diálogos. O cortejo, como em todos os anos, fala do quão interessantes serão as festividades, inundando a multidão que o acompanha da magia que se expande em intensas notas de cultura, convivência salutar, novas descobertas e alegria sem fim... E a multidão se torna um ser coletivo.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação


Kairós trouxe ainda, no primeiro dia, uma conversa com o artista Hilal Sami Hilal, e abertura da exposição "Sherazade"

Hilal Sami Hilal - Foto: Divulgação

O artista que diz ser um capixaba de origem síria, tem em seus trabalhos influências orientais cruzando a tradição moderna ocidental e a antiga arte islâmica. Entre suas principais exposições estão o Panorama da Arte Brasileira em 1998, no Museu de Arte Moderna de São Paulo, e sua individual em 2007 / 2008, no Museu da Vale, em Vitória (ES), com curadoria de Paulo Herkenhoff, e que atraiu mais de vinte mil visitantes.

Sherazade

Considerado pelo curador como o trabalho mais adequado para representar o tema "Kairós, um tempo possível", Ricardo Coelho diz que "Sherazade é uma delicada representação da vida que se mantém por
um fio de encantamento".

Sherazade - Fotos: Rosângela Oliveira
Sherazade - Imaginar
Sherazade - Formas distintas
Sherazade - Caminhos do pensar...
Sherazade - Só vendo para se encantar
A exposição se encontra no Centro Cultural da UFSJ, Praça Dr. Augusto das Chagas Viegas, 17 (Largo do Carmo), e poderá ser apreciada até 12 de agosto, de 8 as 20h.

Shows:

Nos três sábados, durante "Kairós", o Projeto SambAgente, em parceria com a Associação das Escolas de Samba, Blocos e Ranchos de São João del-Rei (Aesbra), apresenta grupos de samba que se destacam na cidade. O projeto teve início com o show de João Miguel e o Grupo Reinovação, trazendo o melhor do pagode e do samba de roda e de quintal.

João Miguel e o grupo Reinovação - Foto: Divulgação


O Grupo Galpão (Belo Horizonte - MG), apresentou o espetáculo "Eclipse, com Direção e Dramartugia: Jurij Alschitz.
O espetáculo fala de cinco pessoas que aguardam o final de um eclipse solar enquanto discutem sobre a existência e a condição humana, perpassando os contos e a filosofia do escritor russo Anton Tchekhov. À medida que a espera se torna longa, o confronto dessas visões de mundo desencadeia uma série de situações absurdas. O espetáculo completa o projeto "Viagem a Tchekhov", propondo um mergulho na obra do autor.
Grupo Galpão - Foto: Divulgação

O Grupo Galpão é patrocinado pela Petrobras
A sambista Leci Brandão fechou as atividades do sábado, no palco Kairós.

Leci Brandão - Foto: Divulgação

O Inverno Cultural acontece de 14 a 28 de julho
Mais informações:
http://www.invernocultural.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário