segunda-feira, 9 de julho de 2012

Inverno Cultural da UFSJ

Centro Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) - Solar da Baronesa

Poucos dias nos separam do maior evento de arte e cultura de São João del-Rei, o Inverno Cultural da UFSJ, que em sua 25a. edição traz como tema "Kairós, um tempo possível".

Mais que propício, Kairós remete à divindade grega pouco conhecida. 

"Expressando um conceito esquecido no presente, o do tempo oportuno ou tempo propício, ocasião singular vivida intensamente e que pode modificar o sentido de nossa existência. Uma poesia, uma fotografia, um desenho, um brinquedo, uma escultura, um filme, um livro, uma cena, uma estória contada, um olhar para a paisagem ou um simples gesto, talvez, as palavras de um professor ouvidas por uma criança durante uma oficina de um tal 1º Inverno Cultural há 25 anos atrás, ressignificados dia a dia como um passado que ressoa até hoje."

Fazendo uma analogia ao tempo do imperador César Augusto (63 a.C - 14 d.C.), período em que a Terra pode perceber e desfrutar uma mudança, deixando as trevas da ignorância para absorver as luzes da inteligência, "Kairós" me lembra essa passagem fantástica, de uma era à outra.
 
O comportamento acelerado dos nossos dias como as lutas fratricidas relatadas na história da humanidade, nada ensinam... senão, melhorias de estratégias de combate e competição, encapsulando o ser.

César Augusto, ao seu tempo, propiciou um desenvolvimento cultural, jamais visto. A arte, a literatura tornaram-se hábitos importantes na vida das cidades romanas e foram elaborados grandes projetos para construção de estradas, pontes, aquedutos, coliseus, residências e prédios públicos, não só em Roma como também em outras cidades espalhadas pelo império. 

"Kairós", desacelerando velhos pensamentos em trajes novos, propõe a conscientização da busca pela arte e educação, conferindo possibilidades para uma vida com mais qualidade, "preservando, reciclando e fazendo com que a duração desse tempo não seja o elemento destruidor, mas o transformador que irá despertar no ser humano maior senso crítico, estético e ético." 

Oficinas:

Oficinas de arte-educação, artes cênicas, artes plásticas, artes visuais, literatura, musica e as oficinas especiais, comporão o cenário de magia que envolve a cidade em duas semanas de eventos.


Arte - Foto: Divulgação  
Musica - Foto: Divulgação  


Especiais - Foto: Divulgação

O cortejo de abertura, Cronos, Kairós, Irokô: Diálogos, terá concentração na Praça Carlos Gomes, no dia 14 às 10h.

Leci Brandão, Pato Fu, dentre outros, se apresentarão no Palco Kairós, à Av. Leite de Castro, ao lado do Posto Vianinni.

Roteiro Gastronômico Cultural:
 
Destacamos a importancia do Roteiro Gastronômico Cultural que, como em todos os anos, aquece as noites da cidade e região, com muita música, oficinas, exposições, além dos saborosos e criativos pratos, decorados com a encantadora recepção mineira.

Chutney de Manga - Foto: Divulgação


Participantes:
São João del-Rei
Alambique Botequim
Bas do Agostinho
Pizza Raro
Dedo de Moça Bar e Restaurante
Restaurante Pelourinho
Restaurante Rex
Restaurante Colher de Pau
Via Japa Bistrô
Del Rei Café
Chico da Roça

Ritápolis:
Restaurante Saliya

O Inverno Cultural acontece de 14 a 28 de julho.

As fotos acima são referentes ao 24o. Inverno Cultural.

Programação completa do Kairós - um tempo possível, em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário