segunda-feira, 23 de julho de 2012

Inverno Cultural da UFSJ



 A oficina de narrativa de causos da região, "Espaço Fortim", deu início às atividades do dia 16. Ao fim de cada causo, as crianças construíram e deram vida aos personagens.

Espaço Fortim - Foto: Divulgação

...............................................................................................

Ainda no dia 16, aconteceu a abertura da exposição "Paisagens Mineiras Estado de Minas", com o objetivo de incentivar os mineiros a registrar as belezas e riquezas das Minas Gerais. A exposição é resultado do concurso cultural realizado pelo jornal Estado de Minas e permanecerá até o dia 28, no Salão Nobre da Associação Comercial e Industrial de São João del-Rei (ACI del-Rei), de 10 as 18h.
Paisagens Mineiras Estado de Minas - Foto: Rosângela Oliveira

......................................................................................................

Outra grande atração do dia 16, foi a Procissão de Nossa Senhora do Carmo, com missa solene, Canto Te Deum Laudamus e bênção do Santíssimo Sacramento.
Como em todos os anos, os fiéis decoraram  a entrada da igreja com os tradicionais tapetes.

Igreja do Carmo - Foto: Rosângela Oliveira

Uma das três maiores igrejas de São João del-Rei, teve sua construção iniciada em 1733 e até bem pouco tempo a Ordem do Carmo se encarregava da Procissão do Senhor morto, durante as comemorações da Semana Santa. Após as 23 horas a procissão percorria as principais ruas centrais da cidade, com o canto da Verônica, como é feito até a presente data, mas agora sob a responsabilidade da própria Irmandade do Santíssimo Sacramento da Catedral Nossa Senhora do Pilar.

................................................................................................

I Mostra de Arte e Cultura

Oficina-evento de caráter teórico-transdiciplinar composta por onze encontros envolvendo profissionais renomados no cenário artístico-cultural, nacional e internacional. 
No dia 16, o tema abordado foi "Arte e o ensino da arte na universidade". Os artistas plásticos, Hilal Sami Hilal e João Quaglia, conduziram o debate.
A I Mostra Ensaios de Arte e Cultura tem curadoria geral de Ricardo Coelho e assistente curatorial, Phamela Dadamo.

Os artistas plásticos Hilal e Quaglia - Foto: Divulgação

..............................................................................................

17/07
Desambientes

Exposição que reune 40 poemas-objeto, de Mario Alex Rosa, na qual a linguagem plástica e a visualidade poética se fazem presentes. O autor brinca com referências plurais, tanto da história da arte (os ready mades de Marcel Duchamp e as narrativas visuais de Joseph Beuys) como da poesia (a escrita híbrida e brincante do catalão Joan Brossa). São referências reprocessadas sob o filtro do olhar de Mario Alex Rosa, em que a palavra se encontra em contato íntimo com a imagem.
A exposição poderá ser apreciada até o dia 28 de juulho, na Casa de Bárbara Heliodora (Praça Frei Orlando s/n), de 10 as 18h.

Desambientes - Foto: Divulgação


..............................................................................................

Recital de Piano

O pianista e cravistas, Antônio Carlos de Magalhães (Belo Horizonte - MG), apresentou no Museu de Arte Sacra um repertório de música brasileira produzida nos séculos XVIII e XIX. Originalmente compostas para coro e orquestras, algumas foram transcritas pelo músico para cravo e teclado.
Antônio Carlos de Magalhães estudou licenciatura em Piano na Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é Bolsista do I Festival de Cravo em Porto (Portugal) e pós-graduado em Práticas Interpretativas em Música Brasileira, pela Escola de Música da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Atualmente, é diretor artístico do Programa Segunda Musical da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais.

Antônio Carlos de Magalhães - Foto: Divulgação
 .....................................................................................

Noite de Poesia: Desencontro desmarcado

Artistas e poetas das cidades de Belo Horizonte, Montes Claros, Divinópolis, Conselheiro Lafaiete e São João del-Rei, levaram leituras de prosa e poesia, reflexões, performances e apresentação de vídeos, no Teatro do Campus Santo Antônio. 
A noite foi agraciada, também, com o lançamento do livro "Meu Bar Meu Lar", de autoria do mineiro de Belo Horizonte, Jovino Machado.
Ao final, o palco foi aberto para que o público participasse.

Toninho Ávila - Foto: Divulgação
......................................................................................

Festival de Música Pop & Rock da UFSJ

A noite foi encerrada com a apresentação dos grupos FVRO (Montes Claros - MG) e Cecília Bravo (Lavras - MG), no Palco Kairós.






























Fotos: Divulgação


Nenhum comentário:

Postar um comentário