sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Arteterapia em Destaque

A Arteterapeuta, Vera Gomes
 
Paulista e descendente de portugueses, Vera Gomes é formada em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), Pedagogia e Especialista em Arteterapia, pela Universidade Paulista (UNIP).

Cheia de talentos artísticos, seu hobby é o trabalho.
Leitora voraz, tem como preferência títulos ligados à psicologia, mitologia e ocultismo. 
Dificilmente lê um livro na sequência escrita. "Leio o que me interessa no dia, por isso acabo lendo o mesmo livro várias vezes, só que aos pedaços", comenta.
Vera é apreciadora da natureza, desde o vento até os maremotos, "mas prefere as marolas", ressalta.
Sobre esportes, a arteterapeuta diz bem humorada, "Como diz uma frase que li outro dia: sempre penso em fazer caminhada, mas quando lembro que é a pé... e simplifica: gosto de andar, a pé e de bicicleta, mas quase não faço."

No mesmo esquema da caminhada, adora cozinhar e faz isso muito bem... "mas quando lembro que é preciso lavar a louça.." 
..........................................
  
Senhor Domingos Antonio, pai de Vera, em Montesinho (Portugal)
O que é Arteterapia e como chegou à ela?
Fiz uma viagem a Portugal em 2008 e visitei o lugar onde meu pai pastoreava suas ovelhas quando menino. Esse lugar chama-se Montesinho, hoje é um Parque Ecológico. Se existem pequenos "Universos Oníricos" na Terra, lá é um deles. Meu pai com quinze anos, sentado naquelas pedras se perguntava: minha vida vai ser só isso? Então, quando estive lá com meu pai e meu filho, me vi sentada numa dessas pedras e a mesma pergunta tomou conta de mim. Assim que voltei ao Brasil procurei um curso que fosse de encontro às minhas afinidades e por causa da foto de uma lanterna das "festas da lanterna da escola Waldorf", fui parar num site e daí, no curso de Arteterapia. Na época eu tinha quarenta e cinco anos e fechei uma escola com treze anos de atividade, para me dedicar somente à costura como arteterapia. *
Nesta ocasião abri meu próprio Ateliê, o Pano Encantado, para produzir bonecas, painéis de histórias, ministrar cursos e oficinas de criatividade. Neste ano oficializei como empresa e nosso site oficial está nos ajustes finais.
Montesinho (Portugal), local onde o senhor Antonio pastoreava suas ovelhas
 Quais os benefícios que as pessoas recebem através da Arteterapia?    
É preciso que saibam, arteterapeutas não são necessariamente psicólogos. Oficina de criatividade é o nome que alguns de nós, arteterapeutas, damos aos encontros (sessões). O processo visa "despertar", levar a insights que às vezes são significativos e conclusivos durante a própria vivência. Outras vezes, o que foi despertado pode sugerir a necessidade do acompanhamento de um psicólogo, isto se for do desejo da pessoa levar adiante o processo de auto conhecimento. Na Arteterapia não falamos em "alta". Pode-se fazer um trabalho de tempo indeterminado ou com tempo pré determinado, por exemplo, oito ou dez oficinas. Elas são planejadas pelo arteterapeuta baseadas nos pontos chave detectados numa prévia entrevista com o cliente. As oficinas têm que se adequar às necessidades de cada um e têm uma sequência exata e proposital. Como numa história, têm começo, meio e o objetivo/fechamento, tanto a oficina única como o conjunto de oficinas. Os benefícios abrangem todos os aspectos da saúde física e emocional, visto que na maioria das vezes estão ligadas. A grande vantagem e mérito da Arteterapia é que através da arte é praticamente impossível esconder ou manipular. A arte faz aflorar as mensagens mais profundas do inconsciente mesmo que a pessoa esteja determinada a "disfarçar". (Experiência própria pois a formação do Arteterapeuta consiste principalmente em ser o "cliente" durante o curso.) Um conflito interno que poderia levar anos para aparecer numa terapia tradicional, pode aparecer de imediato numa única sessão de Arteterapia.

Como funcionam essas oficinas?
Criamos oficinas para idosos, principalmente comprometidos por doenças crônicas. Elas não precisam (e nem devem) estimular planos para um futuro a longo prazo. Isso poderia ter um efeito contrário. Em vez de estimular a vontade de viver, apesar de, poderia causar frustração e depressão. Já oficinas para um grupo de ex dependentes químicos, recomeçando projetos de vida, devem incluir recursos expressivos que levem à essa disposição.
O arteterapeuta seleciona técnicas simples de pintura, escrita, criação de jogos, dramatizações, modelagem, recorte, costura e todo o "fazer" que ele considere significativo para aquele indivíduo ou grupo. Após o fazer há a conversa. Fala quem quer. Geralmente todos estão ansiosos por esse momento, porque a "criação consciente" já fez uma parte do processo terapêutico; trouxe para fora o inconsciente. À partir daí o arteterapeuta começa a funcionar não mais somente como orientador, mas como alguém que enriquece o processo decodificando símbolos em vertentes variadas. Porém ele não é e não pode ser um interprete do processo individual. Quem interpreta a "mensagem" é o "dono" dela. O arteterapeuta dá as ferramentas e os ingredientes e a pessoa usa as que precisa.
A Arteterapia é indicada a qualquer pessoa que deseja se conhecer melhor, viver e conviver mais harmoniosamente e consequentemente melhorar sua saúde física.
Vera e aluna em oficina de bonecas
 Qual o papel das bonecas Waldorf na Arteterapia? 
Fazer bonecas é uma das atividades manuais mais antigas da humanidade. Seja de troncos, pedras, argila e mais tarde panos e fios. Acho isso encantador e enigmático. O que, em comum, leva cada um desses artesãos a representar fora de si a imagem de si mesmo? Fazer uma boneca, especialmente uma Waldorf, é bastante terapêutico porque nesse fazer cada um acha algum significado para sua própria representação. Se é um recurso expressivo e é terapêutico, é arteterapia. Escolhi as de estilo Waldorf porque são feitas de material natural. O cheiro, a textura, as cores por si só já são estimulantes. E elas são montadas levando em conta formato, densidade e proporções do corpo humano, isso aproxima (às vezes não) o artesão do significado de sua obra.
Vera e boneca Waldorf
Qual o retorno obtido com a prática da Arteterapia?  
Aprendo muito com as histórias que as pessoas contam nas oficinas assim como com as reações e sensações diferentes que afloram durante a montagem da boneca e também nas aulas de patchwork e bordado. 
Uma vez uma aluna ao se despedir após uma oficina de bonecas, disse que estava se sentindo do mesmo jeito que se sentiu quando saiu da maternidade. Como dizem...isso tem preço?

Boneca Waldorf

Qual a importância da Arteterapia em sua vida?
O curso de arteterapia, com suas oficinas de criatividade e os professores muito especiais que tive, ajudaram-me a de um sobrepeso de doze quilos em um ano, sem medicamentos nem regime severo. Esta foi só uma das grandes mudanças, as demais foram se desencadeando à partir daí.
Detalhe de um dos painéis de Vera

Para apreciar mais trabalhos de Vera, acesse:

 
...............................

No final do outono, quando as noites vão ficando mais longas, a natureza e o próprio homem dão início a um impulso de contração e interiorização. O friozinho convida à introspecção e à busca da nossa luz interior.

Na Educação Infantil essa época é vivenciada lindamente durante a Festa da Lanterna, quando os pequenos percorrem a escola depois do pôr do sol carregando lanternas que ajudaram a confeccionar. O pequeno facho que levam com tanto zelo simboliza a luz de cada um, que precisa ser cuidada, mas que também pode ajudar a iluminar o caminho do outro.

Nas semanas anteriores à festa, as crianças vivenciam intensamente os preparativos para o momento da procissão, cantando canções e ouvindo a história da Menina da Lanterna, que no grande dia é encenada pelos pais dos alunos que irão para o Ensino Fundamental no ano seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário