quarta-feira, 25 de maio de 2011

Inverno Cultural

Anunciadas as primeiras atrações do 24º Inverno Cultural

Seu Jorge, Elza Soares, Jorge Ben Jor, Kid Abelha e Capital Inicial já estão confirmados

A relação das 56 oficinas do 24º Inverno Cultural já está disponível no site do maior evento artístico-cultural da Universidade Federal de São João del-Rei. São quase 1,5 mil vagas distribuídas em sete áreas de atuação: Artes Cênicas, Música, Literatura, Arte-Educação, Artes Plásticas, Especiais e Artes Visuais. Pois o evento – que marca, nas palavras da vice-reitora Valéria Kemp, “a apoteose da extensão universitária” – reafirma seu caráter generalista, multifacetado e abrangente, jogando “com a infinidade de sentidos que o corpo assume para instigar o dinamismo de nossa cultura”, como se pode ler no texto que apresenta o festival.

Em entrevista coletiva realizada na manhã desta quarta, 25, no Solar da Baronesa, foram anunciadas as primeiras atrações da edição 2011 do Inverno Cultural. Presentes à mesa, o reitor Helvécio Luiz Reis, a vice-reitora Valéria Kemp, o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Marcos Vieira Silva, o pró-reitor interino e coordenador geral do evento, professor Alberto Tibaji, e o diretor administrativo da Fundação de Apoio à UFSJ, Jucélio Luiz de Paula Sales.

A expectativa vinha da curiosidade geral em torno dos grandes shows, mantidos em absoluto segredo até então. Depois de historiar a feliz trajetória de crescimento do festival, o reitor Helvécio, solenemente, anunciou: Kid Abelha, 16 de julho; Capital Inicial, 22; Seu Jorge, dia 23; Elza Soares, 29; e Jorge Ben Jor, encerrando a programação, no dia 30. O local será divulgado posteriormente, por uma questão de logística da montagem dos palcos que esses shows vão exigir.

O tema desta edição, Sentidos do Corpo, traz à cena a materialidade e a sensibilidade corpórea como manifestação sinestésica da expressão artística, seja ela subjetiva ou referencial. “Essa ambivalência traduz o sentimento puro que sempre moveu a realização do Inverno Cultural”, destacou o reitor Helvécio.

Diálogo
Segundo Alberto Tibaji, todas as principais atrações desta edição conversam de maneira estreita com a temática do festival. Esse diálogo sui generis enseja a realização de ações culturais importantes, que favorecem a troca de experiências entre atores locais e artistas de renome internacional, desenhando propostas inusitadas de experimentação artística. Como The Imagine Render Group, idealizador do The Empty Bowls Project, propõe aos alunos do curso de Artes Aplicadas: a modelagem e a manufatura de tigelas artesanais de cerâmica, que serão usadas em manifestações de conscientização sobre o problema da fome na região do Campo das Vertentes. E como o Hip Hop Del Rei, o Inverno Radical e o Roteiro Gastronômico vêm fazendo desde edições passadas.

A estratégia de associar eventos e oficinas norteou a montagem do calendário de eventos. Juvenal de Holanda Vasconcelos, ou Naná Vasconcelos, considerado o melhor percursionista do mundo pela revista Down Beat, vai ministrar um workshop que, já se sabe, será concorridíssimo. Conhecido pelo experimentalismo, a fama internacional não o afastou de suas raízes. Sinfonia & Batuques, seu mais novo trabalho, foi gravado no Recife, com arranjos de Carlinhos Borges, César Michiles e do próprio Naná.

A Cia. de Dança Débora Colker, com sua linguagem multidisciplinar, chega a São João com o espetáculo Tatyana, baseado no romance Eugene Onegin (1832), do russo Alexander Pushkin. No elenco, bailarinas que fazem parte do projeto social que Débora coordena em sua escola de dança na Glória. O título da montagem faz referência a um dos principais personagens do livro. O desafio, segundo a coreógrafa, que trabalha pela primeira vez com dramaturgia, foi adaptar uma história do século XIX, já transformada em ópera e balé, para o público contemporâneo.

Outro nome que desponta nessa perspectiva é o de Jaques Morelenbaum. Reconhecido internacionalmente por seu talento múltiplo como instrumentista, arranjador, compositor e produtor musical, iniciou sua carreira como integrante do grupo A Barca do Sol. Durante uma década, foi parceiro de Antônio Carlos Jobim em espetáculos e gravações que lhes valeram o Grammy pelo CD Antonio Brasileiro. Destacado violoncelista, estudou música no Brasil e no New England Conservatory of Music, onde frequentou as classes de Madaleine Foley, discípula direta de Pablo Casals.

Com uma grade de programação bem variada, o calendário de eventos dá ênfase à participação de grupos que nunca estiveram em São João del-Rei ou que aqui estiveram há muito tempo. “É o caso do Lume, do Barbatuques e dos mineiros do Luna Lunera, que têm uma pesquisa extensa na área cênica”, afirma Tibaji. Outro objetivo é descentralizar seus espetáculos, levando eventos de qualidade para os bairros mais distantes do centro da cidade.

Inscrições
O 24º Inverno Cultural da UFSJ acontece de 16 a 30 de julho. As inscrições começam no final de junho, e serão feitas no Saguão da Procuradoria Jurídica, Campus Santo Antônio, em São João del-Rei, no horário de 8h30 às 13h30. Dias 27 e 28 de junho, inscrevem as áreas de Arte-Educação e Especiais. As demais, de 29 de junho a 1º de julho. Candidatos de outras cidades podem se inscrever por fax.

A programação de eventos estará disponível no site www.invernocultural.ufsj.edu.br na primeira quinzena de junho. As oficinas já podem ser consultadas, com a possibilidade de localizar opções por faixa etária.

Mais informações: (32) 3379-2510.
(Fonte: Assessoria de Comunicação UFSJ - Campus Santo Antônio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário