terça-feira, 31 de maio de 2011

Pelos campi da UFSJ

Edição 559 do Jornal da Universidade
A edição 559 do Jornal da Universidade será veiculada apenas pela Internet. 
Para lê-la , o internauta deve acessar o link http://www.ufsj.edu.br/jornal/559 .
Confira os destaques :
. Restaurante Universitário fica pronto em julho
. Anunciadas as primeiras atrações do 24º Inverno Cultural
. Cine PET aproxima comunidade da UFSJ
. Projeto resgata saberes da cultura afro-brasileira
....................................................................................................................

Da esquerda para a direita, o presidente da Fundação de Apoio à Universidade (Fauf), Jucélio Luiz de Paula Sales; a vice-reitora, Valéria Heloísa Kemp; o reitor da instituição, Helvécio Luiz Reis; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UFSJ, Marcos Vieira Silva e o pró-reitor interino de Extensão e Assuntos Comunitários, Alberto Ferreira da Rocha Junior

Primeira coletiva do Inverno Cultural

Na última quarta-feira, 25 de maio, foi realizada a primeira coletiva de imprensa do 24º Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei.
A mesa foi composta pelo presidente da Fundação de Apoio à Universidade (Fauf), Jucélio Luiz de Paula Sales; pela vice-reitora, Valéria Heloísa Kemp; pelo reitor da instituição, Helvécio Luiz Reis; pelo pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UFSJ, Marcos Vieira Silva, e pelo pró-reitor interino de Extensão e Assuntos Comunitários, Alberto Ferreira da Rocha Junior, que anunciaram os principais eventos do Inverno Cultural deste ano e esclareceram dúvidas dos jornalistas.
Para assistir aos vídeos acesse o link www.ufsj.edu.br/ascom/videos.php

Oficinas no Inverno Cultural

Inovações marcam o Inverno Cultural em 2011

Uma série de inovações visando a melhorias e a facilitar a participação popular na 24ª edição do projeto Inverno Cultural da UFSJ foram postas em prática. Dentre elas, renovações nas redes de divulgação e no caráter temático do evento.

Neste ano, o projeto contará com 1148 vagas distribuídas entre 56 oficinas de Artes Cênicas, Música, Literatura, Arte-Educação, Artes Plásticas, Especiais e Artes Visuais. O tema “Sentidos do Corpo” é uma renovação. Desde o ano passado, a organização do evento passou a ter como temática não um só personagem, que recebia homenagens durante todo o evento, mas um tema em si. A escolha deste ano, segundo o reitor Helvécio Luiz Reis, foi feita, pois é através dos nossos sentidos do corpo que todo sentimento se aflora e, por ser um tema ambíguo, propicia diversas expressões.

Após pesquisa para diagnosticar qual o meio pelo qual as pessoas mais tomavam conhecimento sobre o IC, o resultado foi o site do evento. Para tanto, neste ano, a página passou por renovações, que tornarão o acesso mais eficaz para obtenção de informações. Além do maior aproveitamento das redes sociais para divulgação, os responsáveis pela página virtual do evento facilitaram o processo de busca para os pais que quiserem inscrever seus filhos em oficinas especiais. Neste ano, será disponibilizado um link para busca específica de oficinas infantis.

Partindo da idéia dos projetos de extensão, que é a relação entre academia e comunidade externa, os alunos de Artes Aplicadas da UFSJ pleitearão uma proposta inovadora. Denominada como “Empty Bowls”, a iniciativa internacional propõe um caldo, a ser oferecido pela coordenadoria de Artes Plásticas do IC no Salão Nobre da Associação Comercial, em dois dias do evento. Os participantes pagarão e receberão um recipiente desenvolvido pelos alunos do curso de Artes Aplicadas da UFSJ. O dinheiro arrecadado será convertido para entidades assistenciais.

Fugindo do cerimonial padrão, onde o Inverno Cultural tinha como abertura um cortejo que percorria todo o centro de São João del-Rei, nesta 24ª edição ele ocorrerá no penúltimo dia do evento. Tal mudança se deve ao fato de o primeiro dia do IC ser 16 de julho, dia de Nossa Senhora do Carmo, e diversas festividades estarão acontecendo na cidade ao mesmo tempo, o que já é um espetáculo à parte para os turistas que estarão prestigiando as apresentações.

Naná - divulgação

Inverno Cultural terá 56 oficinas com 1148 vagas

Naná Vasconcelos e Babilak Bah ministrarão oficinas no festival

Nada menos que 56 oficinas com 1.148 vagas serão oferecidas no 24° Inverno Cultural da UFSJ. O interessado poderá optar pelas áreas de Artes Cênicas, Música, Literatura, Arte-Educação, Artes Plásticas, Especiais e Artes Visuais.
As inscrições serão nos dias 27 e 28 de junho, para as áreas de arte-educação e especiais, e do dia 29 ao dia 1° de julho para todas as demais. O horário de funcionamento será das 8h30min às 13h30min e acontecerá no Campus Santo Antônio - Saguão da Procuradoria Jurídica - (antigo saguão da FAUF). A taxa de inscrição varia de 15 a 20 reais. Mais informações pelos telefones (32) 3379.2503 / (32) 3379.2510. Para interessados que não residem em São João del Rei, devem seguir os procedimentos abaixo:
• Ligar para o tel/fax (32) 3379-2506 de 17h30 às 18h30, verificar se há vaga na oficina e fazer uma pré-reserva.
• Efetuar o depósito do valor da inscrição:
Banco do Brasil
Agência: 0162-7
Conta Corrente: 21.452-3
Para crédito de FAUF (Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei)
• Encaminhar o Comprovante de Depósito via fax até às 13h30 do dia seguinte à pré-reserva, quando será efetivada a Inscrição.
Destaques
Essa edição do Inverno Cultural contará com nomes de peso nas oficinas. Como Naná Vasconcelos, percussionista de grande referência no Brasile no exterior, Barbatuques, que é um grupo reconhecido por fazer música com sons produzidos pelo próprio corpo e Babilak Bah, famoso músico conhecido por fazer música com enxadas.
A lista completa com todas as oficinas pode ser encontrada no site do Inverno Cultural http://www.invernocultural.com/. O guia impresso das oficinas será distribuído a partir do dia 17 de junho em todas as portarias dos campi da UFSJ.

Sai o resultado do festival pop & rock do 24° Inverno Cultural


A comissão avaliadora do Festival de Música Pop & Rock, formada pelos professores Vladmir Cerqueira, Guilherme Vincens e Gedley Braga, selecionou as seis bandas que irão se apresentar no 24° Inverno Cultural da UFSJ. Os shows de abertura terão a duração de trinta minutos, e os principais de uma hora. As atrações acontecerão no palco do Inverno Cultural, na Avenida Presidente Tancredo Neves, no centro de São João del Rei conforme o resultado abaixo:
Dia 24/07 – 22h
Abertura- BLEFFE (Além Paraíba - MG)
Principal- FALCATRUA (Belo Horizonte - MG)
Dia 25/07 – 22h
Abertura- WILLY COYOTE (São João del Rei - MG)
Principal- CECÍLIA BRAVO (Lavras - MG)
Dia 26/07 – 22h
Abertura- UDORA (Belo Horizonte - MG)
Principal- ALDORA (São Paulo - SP)
..............................................................................

Debate sobre Consórcio na UFSJ

Reitor retoma debate sobre Consórcio na UFSJ

Na próxima reunião do Conselho Universitário (Consu), o reitor Helvécio Reis apresentará o calendário das três reuniões de debate com as comunidades dos campi fora de sede sobre o Consórcio das Universidades Federais do Sul e Sudeste de Minas Gerais, retomando, assim, a discussão do tema no âmbito da UFSJ.

No ano passado, a Reitoria da UFSJ promoveu um debate no Campus Dom Bosco, com a participação da comunidade acadêmica de São João del-Rei. No momento, a Reitoria da UFSJ está conclamando as entidades representativas dos segmentos docente, técnico-administrativo e estudantil a promoverem debates sobre o tema.
Também na próxima reunião do Consu, o reitor vai propor a criação de uma comissão deste Conselho para analisar o Plano de Desenvolvimento Institucional do Consórcio (PDIC). O documento está disponível no endereço www.ufsj.edu.br/reitoria/consorcio_universidades.php . As sugestões da comunidade da UFSJ ao Consórcio e ao seu PDIC devem ser enviadas pelo e-mail soces@ufsj.edu.br.

Lavras
O reitor Helvécio Reis e a vice-reitora Valéria Kemp participaram, no último dia 23, em Lavras (MG), de reunião com a presença de dirigentes das sete universidades que debatem o Consórcio, que são as federais de Lavras (UFLA), de Alfenas (UNIFAL), de Itajubá (UNIFEI), de Juiz de Fora (UFJF), de Ouro Preto (UFOP), de São João del-Rei (UFSJ) e de Viçosa (UFV).

Depois da palestra de abertura, o secretário nacional de Educação Superior, Luiz Cláudio Costa, anunciou que o Ministério da Educação disponibilizará R$ 20 milhões para o início das atividades do Consórcio. A verba servirá para mobilidade acadêmica, principalmente estudantil, e a instalação do corredor cultural. O MEC encaminhará também junto ao Governo Federal a incorporação, para o Consórcio, do patrimônio federal existente na cidade de Caxambu (MG), a 170 quilômetros de São João del-Rei, comprometendo-se o Secretário a disponibilizar recursos adicionais para a montagem de um centro de excelência internacional em pesquisa e a sede administrativa do consórcio.

No evento, os participantes da reunião também receberam a versão final do Plano de Desenvolvimento Institucional do Consórcio, que agora será enviado ao conselho máximo superior de cada instituição para as deliberações quanto à adesão das universidades no consórcio.
...........................................................................


UFSJ integra pesquisa mundial sobre empreendedorismo

Participantes concorrem ao sorteio de 5 iPads e 5 iPods

A multinacional Ernst & Young, juntamente com a Universidade Nove de Julho, está patrocinando uma pesquisa internacional sobre a capacidade empreendedora dos estudantes brasileiros. A pesquisa, intitulada Global University Entrepreneurial Spirit Students’ Survey (GUESSS), tem por objetivo caracterizar as atividades e intenções empreendedoras de estudantes universitários de todas as instituições de ensino superior, bem como as condições de ensino e apoio a essas atividades em outras regiões do mundo.

No Brasil, a pesquisa será supervisionada pelo professor Edmilson Lima, pesquisador de renome nacional na área de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas e Médias Empresas. Os dados coletados servirão de base para a melhoria das práticas de ensino e das políticas de formação de futuros empreendedores. O estudo GUESSS Brasil (http://guesssbrasil.org) conta com a participação de 42 universidades. O representante da UFSJ no comitê brasileiro é o professor Pablo Luiz Martins, do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (Decac).

O questionário, que pode ser respondido até o dia 15 de junho, está disponível em http://n.contaxt.net/nctxa/if0?look1=static-ctxs111-u-9-LinkWithName-GUESSS-2011-BRAZIL. Há também material pedagógico gratuito para professores em http://guesssbrasil.org/beneficios-para-os-professores/.

O GUESSS foi realizado inicialmente por pesquisadores da Universidade St. Gallen, Suíça, em 2003. Em sua última edição (2008), foi realizado em 19 países, da qual participaram 65 mil estudantes. Na edição 2011, estarão envolvidos mais de 25 países, com a perspectiva de mais de 100 mil participantes.

Mais informações: pablo@ufsj.edu.br.

(Fonte: Assessoria de Comunicação da UFSJ - Campus Santo Antônio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário