terça-feira, 17 de maio de 2011

Pelos campi da UFSJ

Doutores por um triz

Dez anos do Doutores por um Triz


O Projeto de Extensão Doutores... Por um triz comemora dez anos de atuação. O grupo está em atividade desde maio de 2001 e é uma iniciativa do Departamento de Letras, Artes e Cultura (Delac) da UFSJ.
 O grupo se inspira no trabalho de Hunter Adams, que propõe modificações no tratamento médico pregando, sobretudo, a humanização no ambiente hospitalar via afeto, sendo este um meio facilitador da cura e promoção de saúde. A fundadora e coordenadora do projeto, professora Cláudia Braga (Delac) conta que, “após uma visita nossa, há uma recuperação significativa dos pacientes, tanto de adultos quanto de crianças.”

O grupo iniciou o trabalho, agindo em parceria com as instituições Albergue Santo Antônio (para idosos), Hospital das Mercês e Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei e sempre teve a preocupação de perguntar às instituições qual seria a melhor forma de intervenção.A coordenadora lembra que o Doutores teve muitas dificuldades no início, sem transporte e roupas para a caracterização, mas, em 2002 o Doutores...Por um triz se transformou num projeto de extensão e também conseguiu patrocínios na cidade, o que facilitou seu funcionamento.
Levando em conta que a cidade de São João del-Rei funciona como polo centralizador dos atendimentos médicos da região dos Campos das Vertentes, as visitas dos Doutores atendem, assim, à população de toda esta comunidade, composta de 21 municípios, e alcançando uma clientela de aproximadamente 400 pessoas por mês, entre crianças, adultos e idosos.

“Para trabalhar no projeto não há restrições de idade, sexo e não precisa ser estudante da UFSJ. Temos dois participantes da comunidade externa no momento. Quem se interessa em participar deste trabalho voluntário deve mandar um e-mail para o grupo”, informa Cláudia Braga. O endereço eletrônico é outoresporumtriz@gmail.com. Os iniciantes passam por uma oficina uma vez por mês e assistem às intervenções do grupo por três meses, segurando uma plaquinha escrita “olhante”. O novato então passa pelo processo da construção do palhaço e começa a participar das atuações do grupo.

Segundo a professora, o projeto tem uma “característica flutuante”, já que muitos alunos do grupo se formam e vão embora, porém a participação de novos estudantes sempre acontece, e o grupo comemora seus dez anos ininterruptos.
O Doutores... Por um triz comemorará seus dez anos dia 21 de maio, às 18h na sala Inácio Zózimo de Castro, da Associação Comercial e Industrial de São João del- Rei (ACI del-Rei). Toda a comunidade está convidada para os parabéns.
(Fonte: Assessoria de Comunicação UFSJ - Campus Santo Antônio)

................................................................................................................ 


VII Encontro Mineiro de Engenharia de Produção


Entre 26 e 28 de maio, a UFSJ sedia o VII Encontro Mineiro de Engenharia de Produção (Emepro), que tem como tema Expansão com qualidade e interface com o mercado. O Emepro visa à divulgação do conteúdo das unidades curriculares do curso de Engenharia de Produção, de suas pesquisas e também do trabalho que está sendo feito nas universidades mineiras. “Para mim, foi uma surpresa. O convite partiu dos organizadores do Encontro, que começou em Juiz de Fora há sete anos”, comenta o professor Lincoln Cardoso Brandão, coordenador do curso de Engenharia de Produção da UFSJ.
O evento já passou por edições em Viçosa, Belo Horizonte, Ouro Preto e Coronel Fabriciano. “Acredito que fomos escolhidos justamente pelo fato de termos um curso novo, o que vai ajudar a divulgá-lo, uma vez que a UFSJ é uma universidade de credibilidade. É grande a possibilidade de ser um sucesso”, completa Lincoln.
Serão oferecidas palestras técnicas, mesas-redondas e minicursos, ministrados pelos alunos do Núcleo Mineiro de Estudantes de Engenharia de Produção (Numeep). A palestra de abertura será comandada pelo gerente de marketing da Ford, Ivan Nakano, que falará sobre o perfil do profissional da Engenharia de Produção e sua atuação no mercado.
Os artigos inscritos no congresso foram selecionados em função do tema, da pesquisa em desenvolvimento, e encaminhados para um especialista da área. Mais informações: www.emepro.org
Calouro
O curso de Engenharia de Produção, criado por negociação dos professores dos departamentos de Mecânica e de Administração, abriu a primeira turma em 2009, na esteira dos novos cursos implantados graças ao Reuni. A graduação, explica Lincoln, surgiu por uma necessidade dos estudantes de Engenharia Mecânica. “Ao se formarem, os alunos estavam trabalhando mais como administradores do que como engenheiros técnicos. A Engenharia de Produção dá ênfase também à preparação de gestores.” Por ser multidisciplinar, o curso conta com professores dos departamentos de Ciências Naturais, Matemática, Ciências Sociais e Psicologia. “A Engenharia de Produção na UFSJ é um curso calouro, que já nasceu com uma qualidade muito boa, por causa de laboratórios, de formação profissional, de recursos humanos”, avalia Lincoln.
(Fonte: Assessoria de Comunicação UFSJ - Campus Santo Antônio)
.......................................................................................

IV Encontro Mineiro de Análise do Discurso


De 25 a 27 de maio, a UFSJ sedia a quarta edição do Encontro Mineiro de Análise do Discurso (Emad), realização conjunta do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Laboratório de Estudos Polifônicos, com apoio da Fapemig, da Coordenadoria do Curso de Letras e da Cultura Inglesa. O Emad dá sequência às atividades de intercâmbio da Associação Mineira dos Pesquisadores em Análise do Discurso (Ampadis) junto às instituições mineiras de ensino superior. Segundo o professor Cláudio Márcio, do Departamento de Letras (Delac), a ideia é debater as diferentes pesquisas feitas em Minas Gerais. Também tem por objetivo promover a divulgação e a reflexão crítica de objetos e temas específicos dos estudos discursivos em suas diferentes abordagens, fortalecendo parcerias regionais que contribuam para a projeção nacional desse campo de pesquisa.
Com o título Interfaces da análise do discurso em Minas Gerais, o IV Encontro se propõe a mapear e traçar o perfil dessas pesquisas no Estado, levando em conta seu caráter inter e multidisciplinar. “Todas as diferentes áreas da análise de discurso propõem metodologias interdisciplinares”, afirma Cláudio.
O evento conta com 150 inscritos das instituições mineiras UFSJ, UFMG, Cefet, PUC Minas, UFU, UFV e Ufop. Dylia Lysardo-Dias, professora do Delac, explica que as mesas serão divididas por instituição, com o intuito de mostrar o que cada uma está produzindo na área. “Queremos reunir os pesquisadores de fora para que possam não só integrar como produzir uma revisão critica dessa área.” A mesa da UFSJ vai apresentar assuntos ligados ao mestrado do grupo de pesquisa Linguística e Cultura. Dylia afirma que o Emad teve ótima repercussão na casa, com enorme procura dos alunos do mestrado de Letras e de outras áreas, para participarem como ouvintes no evento. “Os alunos querem participar para conhecer mais o assunto”, conta.
Cláudio considera o evento importante para a UFSJ, pois, além de proporcionar congregação entre professores, pesquisadores e estudantes de níveis e instituições variados, dá visibilidade à Universidade e espreita laços com outras instituições. O Emad contará com palestras, mesas-redondas e grupos de discussão sobre objetos e temas específicos do campo da Análise do Discurso. Mais informações sobre o evento: emadufsj@yahoo.com.br. Acompanhe a agenda em www.ufsj.edu.br/emad.
(Assessoria de Comunicação UFSJ - Campus Santo Antônio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário