quarta-feira, 11 de maio de 2011

Pelos campi da UFSJ

Macaúba
Projeto da UFSJ sobre biodiesel é aprovado pela Fapemig
O projeto “Preparação de Biocatalisadores Ativos e Termoestáveis de Lipases para a Síntese de Biodiesel de Oleaginosas do Cerrado Mineiro”, coordenado pelo professor do Bacharelado em Biossistemas, no Campus de Sete Lagoas, Adriano Aguiar Mendes, foi uma das 21 propostas aprovadas para subsídio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O Edital 21/2010, de Apoio a Pesquisas sobre Mudanças Climáticas no Estado de Minas Gerais, é fruto de uma parceria com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e destinará R$ 3,1 milhões aos projetos selecionados.
Graduado em Engenharia Industrial Química pela Universidade de São Paulo, Adriano atualmente leciona, também, para o curso de Engenharia de Alimentos. Seu projeto consiste no confinamento de lipases – enzimas que metabolizam as gorduras - em suportes sólidos para a produção de biodiesel a partir de oleaginosas do Cerrado Mineiro, como a Macaúba (foto), comum na região de Sete Lagoas. Sobre essa produção, Adriano diz que ainda pouco se fala. “A produção de biodiesel por biotransformação do óleo de Macaúba ainda é pouco reportada pela literatura especializada. Trabalhos de pesquisa nesta interface poderão abrir novas oportunidades de crescimento técnico e de formação de recursos humanos”. O professor contará com a participação de colegas do Campus Sete Lagoas, bolsistas da Iniciação Científica do Bacharelado, além de contribuições que virão de outras instituições de ensino, como a Escola de Engenharia da USP em Lorena (SP).
Com duração de 18 meses, este projeto é uma continuação da pesquisas já em andamento na Iniciação Científica, com enfoque na aplicação de enzimas na síntese de produtos de grande interesse industrial. Com ele, Adriano pretende “propor tecnologias limpas para a produção de biodiesel, catalisado pelas enzimas lipases na forma imobilizada. É esperado contribuir para o desenvolvimento de novas técnicas de preparação e estabilização de lipases, ampliando simultaneamente, o potencial de aplicação dessas enzimas em processos industriais”, esclarece Adriano
................................................................................................................

UFSJ sediará Encontro Mineiro de Engenharia de Produção
Com o slogan Expansão com Qualidade e Interface com o Mercado, acontece, no período de 26 a 28 de maio, em São João del Rei, o VII Encontro Mineiro de Engenharia de Produção (Emepro). O evento visa à divulgação do conteúdo das unidades curriculares do curso de Engenharia de Produção, de suas pesquisas e também do trabalho que está sendo feito nas universidades mineiras.
“Para mim foi uma surpresa. O convite partiu dos organizadores do Encontro, que começou em Juiz de Fora há sete anos”, comenta o professor Lincoln Cardoso Brandão, coordenador do curso de Engenharia de Produção da UFSJ. O evento, que inicialmente teve 15 trabalhos publicados, já passou por edições em Viçosa (2006-2009), Belo Horizonte (2007), Ouro Preto (2008), e Coronel Fabriciano (2010). “Acredito que fomos escolhidos justamente pelo fato de termos um curso novo, o que vai ajudar a divulgá-lo, uma vez que a UFSJ é uma universidade de credibilidade. É grande a possibilidade de ser um sucesso”, completa.
Serão oferecidas palestras técnicas, mesas-redondas e minicursos, ministrados pelos próprios alunos do Núcleo Mineiro de Estudantes de Engenharia de Produção (Numeep). A palestra de abertura será comandada pelo gerente de marketing da Ford, Ivan Nakano, que falará sobre o perfil do profissional da Engenharia de Produção e sua atuação no mercado. Durante a programação, esse ponto de vista também será abordado por Antonio Izaias Faria Jr., ex-aluno de Engenharia Mecânica da UFSJ, atualmente na Gerdau Açominas.
Os artigos inscritos no congresso foram selecionados em função do tema, da pesquisa em desenvolvimento, e encaminhados para um especialista da área.

Calouro
O curso de Engenharia de Produção, criado por uma negociação dos professores dos departamentos de Mecânica e de Administração, abriu a primeira turma em 2009, na esteira dos novos cursos implantados graças ao Reuni. O curso, explica Lincoln, surgiu por uma necessidade dos alunos de Engenharia Mecânica. “Ao se formarem, nossos alunos estavam trabalhando mais como administradores do que como engenheiros técnicos. A Engenharia de Produção dá ênfase também à preparação de gestores”.
Por ser multidisciplinar, o curso conta com professores dos departamentos de Ciências Naturais, Matemática, Ciências Sociais e Psicologia. “A Engenharia de Produção na UFSJ é um curso calouro, que já nasceu com uma qualidade muito boa, por causa de laboratórios, de formação profissional, de recursos humanos”, avalia Lincoln.
(Fonte: Assessoria de Comunicação  da UFSJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário