sexta-feira, 3 de junho de 2011

Carona Brasil em destaque

Ana, Cássia, Rosana, Branca e Sílvia - Foto: Rafael Motta

O grupo CARONA BRASIL, composto pelas cantoras mineiras ssia Mattiello, Rosana Tunes, Ana Mafra, Branca de Castro e Sílvia Maneira, formou-se em Belo Horizonte no ano de 2002 e faz um trabalho vocal, cantado com uma timbragem impecável, harmonia, afinação e bom gosto.   
Seu primeiro show “Corra e Olhe o Céu” teve a direção musical da preparadora vocal Babaya e a direção cênica de Ernani Maletta, maestro e professor de artes cênicas da UFMG.

Por onde passa o CARONA BRASIL suscita elogios da platéia e de pessoas do meio musical. O trabalho deixa marcas no cenário cultural de Belo Horizonte e de cidades vizinhas com o show “Corra e Olhe o Céu”, que é o resultado de uma vasta pesquisa sobre a MPB do início do século XX, a Época de Ouro da MPB e de seus compositores, tais como: Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, Noel Rosa, Catulo da Paixão Cearense, Ary Barroso, Cartola, Pixinguinha, Sílvio Caldas e Lupicínio Rodrigues, dentre outros.

O CARONA BRASIL gravou o seu primeiro CD “Corra e Olhe o Céu” no Estúdio Via Sonora com direção de Flávio Henrique e participação especial de Babaya, Ernani Maletta e Célio Balona. O CD é o resultado de uma parceria com Gravadora Paulus e o produtor Tom Viana e foi lançado
em 08 de março de 2007, na FAPCOM (Faculdade Paulus de Comunicação) em São Paulo, e em 23 de maio de 2007, no Teatro Alterosa, em Belo Horizonte, com o show “Corra e Olhe o Céu”.

No dia 23 de agosto de 2007 o CARONA BRASIL reprisou esse show, no mesmo Teatro Alterosa, com extraordinária presença de público, para gravação do programa “Palco Brasil” da Rede Minas de Televisão.

Em 2008 o grupo deu continuidade à sua trajetória musical com uma nova pesquisa para o show “Bossa, Coisa Nossa”, resgatando agora o “momento” Bossa Nova, que completava cinqüenta anos. O trabalho vocal do Carona Brasil apresenta-se agora mais sofisticado e complexo como pedem as composições bossanovistas.

 O repertório foi escolhido mesclando o universo do estilo: compositores expoentes e as canções mais representativas, mas aceitando todas as influências. O trabalho mostra uma visão atemporal e universal da Bossa Nova. Os compositores escolhidos vão de Tom Jobim e Vinícius de Morais a Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli, de João Gilberto e João Donato aos irmãos Valle, de Carlos Lyra a Johnny Alf, de Luiz Eça a Pacífico Mascarenhas, dos irmãos Gershwin aos jovens Pablo Bertola e Felipe Saleme, dentre outros.

Com direção musical de Gilvan de Oliveira, direção cênica de Fernanda Vianna (Grupo Galpão) e preparação vocal de Babaya, este show do CARONA BRASIL é um documento da cultura brasileira do final da década de 50 e da década de 60, quando a Bossa Nova rompe com o antigo, traz o moderno, o novo, e canta com enfoque otimista “o amor, o sorriso e a flor”. O grupo canta uma geração de poetas, compositores e músicos que são o orgulho e a riqueza artística do País.

 Reconhecendo a relevância deste trabalho, a Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, aprovou o projeto “CD – Bossa, Coisa Nossa – gravação, lançamento e circulação” para 2009, que contou com o patrocínio exclusivo do Instituto Cultural Usiminas.

Com a direção musical de Gilvan de Oliveira o grupo gravou, no Estúdio Acústico, em Belo Horizonte, o álbum “Bossa, Coisa Nossa”. Este trabalho teve a participação especial de Roberto Menescal – voz e guitarra – e o projeto gráfico da capa do artista César Villela.
Com um novo projeto de circulação do CD aprovado pela mesma Secretaria para 2010, então com o patrocínio da V&M do Brasil S.A. e novamente do Instituto Cultural Usiminas, o grupo realizou naquele ano shows de lançamento deste CD em Belo Horizonte (3), Ipatinga, Pouso Alegre, Curvelo e Rio de Janeiro.

Convidamos a cantora Cássia Mattiello, para falar um pouco mais sobre este belíssimo trabalho:

Cássia, qual a sua profissão?
Além de cantora, sou Secretária Executiva.

Há quanto tempo você se dedica à música?
Bem ... digamos que já fiz bodas de prata como cantora. Passei pelos bares e bailes da vida, pelo canto coral, algumas escolas - ainda presentes - e nos últimos 9 anos, Carona Brasil.

A música em sua vida é um hobby ou transita para algo mais sério, como uma possível futura profissão?
O futuro foi ontem. A partir do momento que cativamos um público, assumimos um compromisso que não nos permite tratar o prazer como hobby.

O Carona Brasil é formado por mulheres que entendem da boa música. Como ele é recebido por onde passa?
Com carinho e grande reconhecimento pelo trabalho que desenvolvemos. Os encontros com parceiros dedicados e generosos têm sido os pilares do nosso crescimento.

Qual a importância do Carona Brasil no cenário da MPB?
Acredito que estamos deixando nossa contribuição. Não é comum um quinteto feminino que desenvolve pesquisa e a apresenta em arranjos vocais modernos, embora despretenciosos. Em um momento, trazemos para a atualidade composições e compositores que fizeram a história da música brasileira, e em outro, passamos a fazer parte dessa história. Temos Roberto Menescal em nosso CD "Bossa, Coisa Nossa" e estamos presentes, através deste mesmo projeto, na exposição de César Villela!!
 
Como está a agenda de shows para 2011?
Temos eventos fechados e estamos finalizando a 1ª fase de lançamento do CD "Bossa, Coisa Nossa" com show no Teatro Municipal de São Del Rei, no próximo dia 11, e no Teatro do SESC, em Brasília, no próximo dia 18.

Algum novo projeto sendo pensado? Para quando?
As cabeças não param e os resultados aparecem na hora certa.
................................................

No dia 11 de junho, São João del-Rei se transformará em palco das melhores canções da MPB
O Carona Brasil fará show no Teatro Municipal... 
Entrada franca
Grande presente para o Dia dos Namorados 


Prestigiem!
...................................................................

Contatos para shows: Rosana Tunes - (31) 9984-0665 

Visite:

Links:



Nenhum comentário:

Postar um comentário