terça-feira, 14 de junho de 2011

Uso consciente do jaleco

Campanha do uso consciente do jaleco ganha destaque nacional

A campanha da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) que destaca sobre “o uso consciente do jaleco” teve repercussão nacional na mídia e se espalhou rapidamente pelos mais diversos meios de comunicação. A iniciativa da UNIFAL-MG foi divulgada inicialmente pelo blog Vida de Dentista, ganhando grande destaque os leitores do blog aprovaram a iniciativa e deflagraram a divulgação maciça do cartaz nas redes sociais Facebook e Twitter. A campanha contra o uso de jaleco na rua também foi divulgada pelo site: www.odonto1.com.br.
O objetivo desta campanha é conscientizar e sensibilizar os acadêmicos e profissionais da área da saúde sobre a importância de usar o jaleco exclusivamente em ambiente de contaminação onde servirá de proteção para o profissional. O jaleco utilizado dentro de consultórios médicos, odontológicos, ambulatórios e hospitais é fonte de bactérias multirresistentes que podem provocar doenças como a faringite, otite, pneumonia, tuberculose e até mesmo a morte. Essas bactérias são carregadas para lugares públicos e retornam das ruas para os consultórios e hospitais nos jalecos dos mais diversos profissionais de saúde.
A coordenadora da campanha, a Prof. Dra. Ana Cláudia Pedreira de Almeida colocou em prática seu projeto quando percebeu, que os alunos e profissionais da área da saúde utilizavam o jaleco ou avental de maneira inadequada, fazendo o uso impróprio do mesmo.
"Muitos profissionais consideram andar com o avental ou com o jaleco como status. Por isso, queremos conscientizar a todos, desenvolvendo cartazes e folders que estão disponíveis no portal da UNIFAL-MG e em diversos pontos da cidade. A receptividade da comunidade alfenense ao projeto tem se mostrado favorável, muitos se queixam da falta de higiene dos profissionais que chegam com os jalecos nos restaurantes e apoiam a iniciativa dos alunos do projeto. ", complementou a coordenadora da campanha.
A iniciativa da campanha despertou interesse geral, principalmente nos restaurantes da cidade. “Todo profissional deveria ter a consciência do quanto é prejudicial aos demais o contato com suas vestimentas que foram utilizadas dentro de um centro cirúrgico. Ainda mais se tratando de um profissional da área da saúde, é preciso ter essa consciência. Aqui no restaurante também temos um cuidado extra com a aproximação dos jalecos nos alimentos.” explicou a proprietária de um restaurante que tem uma grande clientela de universitários.
O PUCA SAÚDE - Projeto do uso consciente do avental frisou que é de suma importância a educação profissional para a formação dos acadêmicos que refletirá no comportamento dos futuros profissionais trazendo benefícios para à saúde pública.
Em alguns municípios já foram aprovadas leis que proíbem os trabalhadores da saúde de usarem jaleco e uniforme fora do ambiente de trabalho. A partir disso, os profissionais que forem flagrados com a vestimenta fora do ambiente hospitalar serão multados em R$ 174,50. Na segunda vez, o valor cobrado será o dobro.
Essa lei, que foi aprovada na semana passada, segundo o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), apenas reforça uma exigência do Ministério da Saúde, que fala que as roupas utilizadas dentro dos hospitais devem permanecer lá.
A sensibilização dos acadêmicos e profissionais de saúde sobre o uso adequado dos jalecos como equipamento de proteção individual continua através da Palestra confirmada para o dia 23 de agosto de 2011, a realizar-se no Auditório Dr. Leão de Faria, anfiteatro da UNIFAL-MG.
VISTA ESTA IDEIA!
(Fonte: Assessoria de Comunicação Unifal - MG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário