sexta-feira, 3 de junho de 2011

Pelos campi da UFSJ

UFSJ Bioagradável: rede ambiental será lançada
em fórum, na terça-feira, 7
Programação completa do Fórum será divulgada nos próximos dias
 
De 5 a 12 de junho, São João del-Rei celebrará a Semana do Meio Ambiente. Diversas ações estão previstas, como caminhadas ecológicas, passeio ciclístico, plantio de árvores, peças teatrais e o chamado “Ancinho Humano” – retirada de lixo do Córrego dos Lenheiros. No dia 7, terça, de 9h às 17h, acontece o Fórum Bioagradável, no Anfiteatro do Campus Dom Bosco, quando será apresentada a rede ambiental UFSJ Bioagradável. O reitor da Universidade, Helvécio Luiz Reis, discursará durante a abertura do fórum. Na sequência das atividades, exibição do vídeo "Home", apresentação de práticas sustentáveis do município e região, e elaboração do plano de ações do UFSJ Bioagradável.
 
Com a criação da rede ambiental, idealizada pela pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Maria Anália Catizane Ramos, abre-se a possibilidade de organizar e empreender ações coletivas de defesa do meio ambiente. Dezenas de ações da UFSJ, em evidência nos últimos meses, ilustram a aproximação da Universidade com o meio ambiente. A rede propiciará o planejamento dessas ações e o apoio a eventos incluídos no calendário da Bioagradável.
 
"Ao criar a rede, caminhamos para uma nova cultura institucional que visa ao combate do desperdício, à melhor qualidade do ambiente do trabalho, à ecoeficiência", diz Sônia Sales, uma das servidoras envolvidas no projeto. Para outro integrante da rede, Arthur Melo, do Crea-Jr., “o projeto foi criado para agregar valores em temas relacionados ao meio ambiente, de grande importância para a nossa comunidade”.
 
Outra ação da UFSJ Bioagradável a ser lançada durante a semana é o site www.ufsj.edu.br/bioagradavel, onde o internauta encontrará calendário de eventos ambientais apoiados pela rede, textos, ilustrações, vídeos e notícias sobre questões importantes para pensar a ecologia. Para participar do grupo, será lançado o e-mail bioagradavel@ufsj.edu.br.
 
A Semana do Meio Ambiente é o primeiro evento que conta com o apoio da UFSJ Bioagradável e é realizada, também, pela Emater, ICMBio, Polícia Militar, Instituto Apoiar, IEF, Mãos e Obra e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
 
Fórum Bioagradável
O Anfiteatro do Campus Dom Bosco recebe, na terça-feira, 7 de junho, vídeos, debate e apresentação de práticas sustentáveis exitosas. Às 9h, discursa o reitor Helvécio Luiz Reis. Em seguida, é exibido o vídeo "Home", abrindo espaço para os debates da manhã.
 
Às 14h, iniciam-se as apresentações das práticas ambientais. Já confirmaram presença: Hélder Sávio Silva, prefeito de Coronel Xavier Chaves (MG), falando sobre a Usina de Triagem e Compostagem de Lixo; Valéria Kemp, vice-reitora da UFSJ, apresentando a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de São João del-Rei (Ascas); professor Túlio Panzera, Dep. de Engenharia Mecânica, "Reutilização de dejetos sólidos em projetos de pesquisa científica"; professora Leila de Gênova, Dep. de Engenharia de Biossistemas, “Amigos de Quatro Patas”; Toninho Ávila, discursando sobre "O Lenheiro e efeitos ecológicos"; Mara Souto, Sociedade São Francisco de Assis Protetora dos Animais, "Vida, SIM!"; Antônio Claret, Instituto Apoiar, "Caminhos e descaminhos do lixo"; além das experiências de horta solidária, do Crea-Jr., e Perfil Sustentável, da Perfil Consultoria Jr.
 
Ao final do fórum, será elaborado o plano de ações da UFSJ Bioagradável
.............................................

UFSJ realiza vestibular neste fim de semana

Neste sábado e domingo, dias 4 e 5, a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) realiza seu vestibular de meio de ano, nas cidades São João del-Rei, Belo Horizonte, Ouro Branco, Divinópolis e Sete Lagoas. 8.722 candidatos vão disputar 707 vagas, em 17 cursos de graduação.
 
Com relação a junho do ano passado, quando foi realizado o primeiro processo seletivo no meio do ano, houve aumento de 20,5% no número de inscritos. “É um crescimento que tende a se manter pela oferta de cursos de alta demanda, e que expressa a consolidação da qualidade das graduações que oferecemos”, destaca o presidente da Copeve, Hewerson Zansávio Teixeira.
 
Levando em conta o total geral de inscritos, os cinco cursos mais concorridos são: em primeiro lugar, Medicina, com 3.691 candidatos (136,70 por vaga); Engenharia Civil, com 616 inscritos (13,69), Psicologia Noturno (580 candidatos, 18,13 por vaga), Arquitetura e Urbanismo Integral (473/17,52 por vaga) e Engenharia Mecânica Noturno (470/10,44 por vaga).
 
O ranking prossegue com Engenharia Química (465 candidatos), Engenharia Mecânica Integral (386), Engenharia Elétrica Integral (361), Engenharia Mecatrônica (256), Zootecnia (216), Farmácia (196), Engenharia de Bioprocessos (193), Bioquímica (189), Engenharia de Telecomunicações (177), Engenharia Agronômica (169), Engenharia de Alimentos (162) e 4Enfermagem (122).
 
Provas
No dia 4 de junho, os candidatos fazem prova de conhecimentos gerais, com 50 questões relativas ao núcleo comum de disciplinas do Ensino Médio, mais a redação. No domingo, 5, devem responder às 48 questões de conhecimentos específicos, de acordo com o curso escolhido. Em São João del-Rei, estão inscritos 2.782 candidatos. Em Belo Horizonte, 3.208, em Divinópolis, 1.302, em Ouro Branco, 1.102, e em Sete Lagoas , 332.
 
No sábado, os 1.851 candidatos inscritos nas licenciaturas de Matemática e Pedagogia, modalidade a distância, fazem prova de conhecimentos gerais nos 17 polos de Minas e São Paulo indicados no ato da inscrição. É o primeiro vestibular para esses dois cursos nessa modalidade.
 
Enem e cotas
A nota das provas de múltipla escolha do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode substituir a prova de conhecimentos gerais da UFSJ, desde que autorizado no ato da inscrição. A redação do Enem não entra no cômputo final da nota do Processo Seletivo, ou seja, todos os candidatos estão obrigados a desenvolver o tema proposta pela UFSJ.
 
Em relação às entradas, 10% das vagas de cada curso serão reservadas para o Sistema de Seleção Unificado do Ministério da Educação, no qual o candidato, de posse do resultado final do Enem, concorre a uma das vagas disponibilizadas pela instituição no bolsão de oportunidades do MEC. Havendo vagas remanescentes e não mais candidatos aprovados na lista do vestibular regular, aquelas poderão ser preenchidas por meio do Sistema Unificado.
 
De acordo com a Política de Ações Afirmativas definida pelo Conselho Universitário, também serão reservadas 50% das vagas de cada curso para candidatos que cursaram o Ensino Fundamental e o Médio integralmente em escola pública. Essa quantidade de vagas será distribuída entre duas cotas: uma composta por brancos e orientais, e outra por pardos, negros e indígenas, de acordo com os dados percentuais do censo do IBGE em Minas Gerais. Importante ressaltar que essa regra vale tanto para o Processo Seletivo tradicional quanto para o Sistema de Seleção Unificado do MEC. O candidato cotista aprovado deverá comprovar sua condição no ato da matrícula.
 
O dia D
A Copeve lembra que atitudes simples podem evitar transtornos de última hora para os candidatos. “Recomendamos atenção especial ao documento de identidade, que deverá ser apresentado nos dois dias de prova, juntamente com o comprovante definitivo de inscrição”, destaca Hewerson.
 
O comprovante pode ser acessado para impressão em www.intranet.ufsj.edu.br/vest-comprovante/. Para marcação do gabarito, usar obrigatoriamente caneta esferográfica preta de corpo transparente. Nas salas de prova, permitido somente lápis preto e borracha sobre a carteira.
 
Nos dois dias de exame, as provas acontecem das 14h as 18h. Recomenda-se aos candidatos chegar uma hora antes do início do concurso. A abertura dos portões está marcada para as 13h15. A permanência mínima em sala (tempo de sigilo) é de duas horas.
 
A Copeve reitera que é expressamente proibido, nos locais de prova, o uso de chapéus, bonés, óculos escuros, relógio de qualquer gênero, telefone celular, bips, pagers, controle remoto, alarme de carro, réguas, calculadoras ou de qualquer outro equipamento eletrônico. Cabelos longos deverão estar presos e aparelhos auditivos só poderão ser utilizados caso a necessidade tenha sido informada na inscrição. Durante as provas, é proibido também portar quaisquer impressos, bem como bolsas, braceletes, pulseiras, colares, brincos, piercings, bottons, broches ou outros acessórios, sujeitos à vistoria e retirada de sala. A não observância dessa recomendação implica em eliminação sumária do Processo Seletivo.
 
Anote o endereço dos campi da UFSJ onde acontecem as provas do vestibular:
  • Campus Santo Antônio – Praça Frei Orlando, 170 – Centro São João del-Rei, MG
  • Campus Dom Bosco – Praça Dom Helvécio, 74 – Fábricas São João del-Rei, MG
  • Campus Tancredo Neves – Av. Visconde do Rio Preto, s/nº - Colônia do Bengo São João del-Rei, MG
  • Campus Alto Paraopeba – Rodovia MG 443, km 7 – Ouro Branco, MG
  • Campus Centro-Oeste Dona Lindu – Rua Sebastião Gonçalves Coelho, 400 – Chanadour Divinópolis, MG
  • Campus Sete Lagoas: Rodovia MG 424, km 65 – Sete Lagoas, MG
O endereço dos demais locais de aplicação das provas pode ser consultado no comprovante definitivo de inscrição.
 
Cursos por campi
CAMPI DE SÃO JOÃO DEL-REI
1) CAMPUS SANTO ANTÔNIO
Bacharelado: Engenharia Elétrica Integral, Engenharia Mecânica Integral, Engenharia Mecânica Noturno
 
2) CAMPUS DOM BOSCO
Bacharelado: Psicologia Noturno – Formação de Psicólogo
 
3) CAMPUS TANCREDO NEVES
Bacharelado: Arquitetura e Urbanismo Integral e Zootecnia Integral
 
4) CAMPUS ALTO PARAOPEBA
Bacharelado: Engenharia Civil – ênfase em Estruturas Metálicas , Engenharia de Bioprocessos, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Mecatrônica e Engenharia Química, todos integrais
 
5) CAMPUS CENTRO-OESTE DONA LINDU
Bacharelado: Bioquímica, Enfermagem, Farmácia e Medicina, também integrais
 
6) CAMPUS SETE LAGOAS
Bacharelado: Engenharia Agronômica (Integral) e Engenharia de Alimentos (Integral)
 
Resultado
O gabarito preliminar das provas de conhecimentos gerais e de conhecimentos específicos será divulgado via internet no dia 5 de junho. A lista dos aprovados em primeira chamada sai em 4 de julho.
(Fonte: Assessoria de Comunicação - Campus Santo Antônio)
............................................

CEFET-MG inicia as comemoração dos 40 anos de criação de seus cursos de engenharia.

O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) inicia, nos dias 1º, 2 e 3 de junho, as comemorações dos 40 anos de criação e oferta de cursos de engenharia. São realizadas palestras, apresentação de produtos e serviços, além de uma feira de exposições com parceiros e patrocinadores do evento. A programação e outras informações são disponibilizadas na página http://www.40anosdeengenharia.cefetmg.br/.

Essa história começou em 18 abril de 1969, por meio da publicação do Decreto nº 547, que autorizava a criação de cursos de curta duração, chamados Engenharia de Operação Elétrica e de Engenharia de Operação Mecânica. A aula inaugural do curso foi proferida no dia 7 de agosto de 1972.

No dia 17 de maio, o Prof. Hélio Ribeiro da Silva, primeiro coordenador geral dos cursos de engenharia de operação gravou seu depoimento para ser exibido durante as comemorações. O docente contou como foi o processo para instalação do curso e a reação de alunos e servidores da então Escola Técnica Federal de Minas Gerais com a novidade.

São oferecidas palestras técnicas pelas empresas patrocinadoras, que também expõem seus produtos e serviços em estandes montados no Campus II, na Av. Amazonas, 7675, no Bairro Nova Gameleira. Dentre as atrações, estão o Robô interativo da Comau, o Veículo Elétrico da Cemig e dois tratores de última geração da Tracbel/Volvo e da Sotreq/Caterpillar.

Participam do evento as empresas partrociadoras: Cemig, Tracbel/Volvo, Sotreq/Caterpillar, ArcelorMittal, Comau, Magnesita,  Loja Elétrica, Caixa Econômica Federal, Agilent, Irmãos Ayres SA,  Fundição Altivo, Data Engenharia, Coverteam e Senior Engenharia.
(Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CEFET - MG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário