quarta-feira, 8 de junho de 2011

Pelos campi da UFSJ

Alunos do curso de Engenharia Mecatrônica da UFSJ, campus Alto Paraopeba

UFSJ envia alunos para VII Sematron


Os alunos de Engenharia Mecatrônica da Universidade Federal de São João del-Rei, Campus Alto Paraopeba, participaram da sétima edição da Semana de Mecatrônica da Universidade do Estado de São Paulo (VII Sematron). A UFSJ foi a única instituição de Minas Gerais a enviar estudantes para o evento, que aconteceu de 23 a 27 de maio na cidade paulista de São Carlos.
Os alunos puderam participar de várias palestras, apresentações, desafios e minicursos, além de visitas técnicas em indústrias como FORD, GE, P&G, SEW, TAM, TIGRE, VILARES METALS e WHIRLPOOL. A Reitoria da UFSJ cedeu ônibus oficial para transportar os 37 discentes até à Escola de Engenharia de São Carlos, sede da Semana de Mecatrônica.
Segundo o aluno de Mecatrônica da UFSJ, Sérgio Vítor Silva Ribeiro, “a participação na Sematron propiciou o contato direto com pesquisas avançadas na área, contribuindo com ideias para a realização de pesquisas de alunos na UFSJ. Além disso, pudemos conhecer a estrutura do campus, laboratórios de mecatrônica, linhas de pesquisas, organizações estudantis, empresas incubadas, equipes de robótica e de competição automotiva e vimos na prática as atividades desenvolvidas na USP, renovando nosso interesse pela profissão.”

Ao retornarem, entusiasmados com o que viram e aprenderam durante a Sematron, os futuros engenheiros da UFSJ enviaram uma carta de agradecimento ao reitor Helvécio Luiz Reis por ter possibilitado a viagem. Na carta os alunos citam o destaque feito pela organização da Semana, elegendo a UFSJ com a segunda universidade com participação mais ativa e representativa durante o evento, sendo a organizadora USP, a primeira.
Sematron
A Semana da Engenharia Mecatrônica é uma atividade sem fins lucrativos, planejada, organizada e gerenciada por alunos de graduação em Engenharia Mecatrônica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Universidade de São Paulo (USP). Chega à sua sétima edição, buscando difundir novas experiências e conhecimentos relacionados aos mais diversos aspectos da engenharia. Segundo a organização, com o evento gera-se um contato maior entre universidade e mercado de trabalho, além de uma aproximação das empresas com seus futuros profissionais.
Para tal objetivo, a Sematron promove atividades tais como: palestras com especialistas em diferentes áreas de atuação, visitas técnicas, minicursos, desafio robótico (Smart Challenge), eventos culturais e debates.

........................................................................
Parceria entre UFSJ e UFMG resulta em maratona de desenhos
 
O Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Artes Aplicadas (Dauap), em parceria com a Escola de Belas Artes (UFMG), realizará, nos dias 10,11 e 12 de junho, uma maratona de desenhos em São João del-Rei. O evento, intitulado Passos e Pedras ou Desenhão, surgiu pela iniciativa da coordenadora do curso de Artes Aplicadas, Zandra Miranda, junto à professora de Belas Artes da UFMG, Maria do Céu Diel.
 
“Queremos focar os desenhos na dimensão do patrimônio histórico junto ao movimento humano sobre ele. O tempo do homem e da pedra”, conta Zandra. As atividades realizadas no evento se focam nos “motivos” para desenhar e na produção de materiais artesanais.
 
O projeto tem como parceira a Pró-Reitoria de Extensão da UFSJ, que vai exibir curtas sobre desenho no Centro Cultural, onde também fica em cartaz a exposição do curso de Arquitetura Além dos Edifícios, que promove parceria com os desenhistas que se inspirarão nas instalações para produzir seus traços.
 
Confira a programação do Passos e Pedras:
 
Dia 10 - Sexta-feira
19h30 - Encontro na praça da Estação Ferroviária, no centro de São João del-Rei. Confraternização entre os alunos da UFMG e da UFSJ.
20h - Caminhada noturna guiada pelo professor Marcos Guimarães desenhando pelo centro histórico de São João del-Rei.
Dia 11 - Sábado
9h às 12h - Oficina de cadernos artesanais, ministrada por Cláudia Ferreira. Campus Santo Antônio, sala 1.02
9h às 12h - Oficina de ferramentas e pincéis artesanais, com Barbara Anderaos. Campus Santo Antônio, sala 1.03
Obs. As demonstrações e explicações serão repetidas às 10h30, para que duas turmas possam se revezar, aproveitando as duas oficinas.
12h – Almoço
14h às 18h - Dinâmica de desenho com modelo vivo. Campus Santo Antônio, sala 3.03
16h - Intervenção Performática coordenada pelos professores Maria do Céu Diel (UFMG) e Ricardo Coelho (UFSJ)
14h às 18h - Oficina de desenho em placas de argila, Do bi ao tridimensional. Campus Santo Antônio, sala 1.02
16h - Intervenção Performática coordenada pelas professoras Zandra Miranda e Luciana Chagas (UFSJ), com a participação do Grupo Karawane, que desenvolve pesquisa em arte e sustentabilidade, sob orientação do professor Adilson Siqueira (Delac). As performances acontecem no pátio do Santo Antônio, a partir das 16h
PERFORMERS:
Bruno Padilha - Asfixia
Érika Camila - Pratos no Varal
Romiria Turcheti - Mascarar
Luciana Oliver - Impossível o que é
19h às 21h - Animação contemporânea mundial: apresentação de curtas de animação produzidos em diferentes países, com a técnica tradicional de stop motion. Desenho e pintura convivem no cenário internacional em harmonia com técnicas computacionais de modelagem em 3D na produção artística de filmes de animação. Coordenação: Prof. Ricardo Coelho (UFSJ). Auditório do Centro Cultural
Dia 12 - Domingo
Café da manhã e confraternização
(Fonte: Assessoria de Comunicação da UFSJ - Campus Santo Antônio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário