sexta-feira, 13 de maio de 2011

Igreja do Rosário

Igreja do Rosário - A mais antiga de São João del-Rei
A igreja teve sua construção iniciada por volta de 1719, pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, primeiras a se instalarem no estado de Minas Gerais, mais precisamente em 1708, quando São João del-Rei ainda era arraial.
No ano de 1753, passou por uma remodelação tomando as atuais dimensões. Mais tarde, foi colocada uma única torre ao centro da fachada. Prestes a cair, esta foi derrubada e com a reforma a igreja recebeu duas torres quadrangulares. Isto aconteceu na década de 1930-1940, conferindo novo aspecto arquitetônico ao frontispício.
Torres quadrangulares

O interior da igreja é belíssimo, tendo ao lado esquerdo a sacristia e uma pequena capela onde se encontra sepultado o padre José Pedro da Costa Guimarães, idealizador da capela Sagrado Coração de Jesus, localizada à direita da capela-mor. 
A capela-mor é bem espaçosa e tem iluminação natural. Quatro janelas de forma ovalada, duas de cada lado, rasgadas nas paredes laterais, propiciam esta iluminação.
Em volutas, que se apoiam nas colunas, encontram-se quatro anjos de grande formato.
Um dossel junto ao forro, ladeado por cabeças de anjos alados, cobre uma grande coroa e um rosário rodeado de cinco querubins sobre nuvens que emitem raios dourados e dois anjos nas extremidades apontam para o conjunto. 
O teto do camarim do trono, um dos mais bem trabalhados e artísticos da cidade, tem ao centro uma rosácea na interseção das nervuras que se cruzam e pequenas rosáceas acham-se colocadas no interior dos triângulos formados por esses cruzamentos. Do alto dos degraus do trono, Nossa Senhora do Rosário domina e abençoa os fiéis, esculpida em dois blocos de madeira de lei... uma das mais belas obras de escultura existente na cidade, pela perfeição e singularidade dos traços.
Do lado esquerdo do templo, logo após a entrada, encontra-se a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. A imagem da Santa foi adquirida em Paris e há alguns anos atrás, foi colocada ali, a imagem de Santa Bernadete, para completar o quadro da aparição
O templo possui três naves, sendo a do centro, mais ampla. As coxias são separadas por grades de madeira torneada, também conhecidas como balaustres.
Dois altares, de bonita talha, estão encostados na parede do arco do cruzeiro. Em cada altar, um anjo, sustentando em um dos braços um lado de cortina. Ao centro do arco, a estrela que guiou os três Reis Magos ao presépio de Belém e ao alto, o emblema da Venerável Arquiconfraria.
Dentro da abertura do retábulo, em um pequeno trono, está Nossa Senhora dos Remédios.
A mesa do altar-mor, tem uma abertura na parte inferior, onde é possível se ver a imagem do "Senhor Morto".
Várias outras imagens de santos, com suas representatividades, se encontram na Igreja do Rosário... a saber, São Lourenço , paramentado de diácono; São Vicente Ferrer; São Jacinto; São Benedito e Santo Antônio de Catalagirona, dois santos pretos muito venerados; Nossa Senhora de Fátima, esculpida em cedro por um artista portugues; Santo Tomás de Aquino; São Libório; Nossa Senhora Aparecida; São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores; Santa Catarina de Sena; São José e Nossa Senhora da Conceição
Os irmãos da Confraria usam hábito talar branco, dominicano, com capa preta e escapulário, desde 1866.
As principais festas realizadas nessa igreja e promovidas pela Confraria são, as novenas de Natal e as festividades do mês do Rosário. 
(Fonte: Igrejas de São João del-Rei, de Luiz de Melo Alvarenga)

Fachada da igreja do Rosário
Torre da igreja do Rosário e lampião

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu fui! Que saudades, amo as Gerais!!!

    Pena que era primeiro do ano e estava tudo fechado, a cidade parecia deserta, andei tudo a pé e me diverti no meio das ruas sem avistar uma viva alma.

    Ai, coisa de paulista esse necessidade de andar no meio da rua! hahaha

    Bjinho!

    PS.: apaguei o post anterior porque estava com erros de digitação, é a pressa...

    ResponderExcluir
  3. Que linda Ro!
    Gosto muito de igrejas antigas essa me parece bem conservada e isto é muito bom. Fui em algumas em Ouro Preto que tambem sao maravilhosas, já em Salvador precisam de reformas urgentes.
    Bjim!

    ResponderExcluir