quarta-feira, 4 de maio de 2011

Um pouco mais de São João del-Rei


Igreja de São Francisco de Assis
Igreja de São Francisco de Assis e Igreja das Mercês, em baixo e à esquerda... bem pequenininha...

Fundada em 1749 e reformada em 1772 pela Ordem Terceira Franciscana, é um dos mais belos trabalhos do Barroco Mineiro.
O projeto original é do mestre Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, hoje em exposição no Museu da Inconfidência de Ouro Preto.
Para a sua execução, foi contratado o mestre Farncisco de Lima Cerqueira, que modificou o projeto das torres, da nave e o arco do cruzeiro.
A nave possui uma ondulação convexa e as torres são um pouco mais recuadas que a fachada, na qual se encontra a portada principal, feita por Aleijadinho.
Sob o arco da porta, olhando de baixo para cima, é possivel observar uma cabeça de Cristo esculpida.
Nos trabalhos de talhas observa-se a graciosidade do rococó e o douramento do interior destaca o altar-mor, ricamente adornado por um lustre de cristais Bacarat.
O resultado, foi a edificação de um dos mais belos cartões postais da cidade.

2 comentários:

  1. Dá muita vontade de ir até esse lugar mágico. Pelas características do lugar, pela descrição, pela Rô querida. Muito legal o LindasGerais. Parabéns!
    Bjks saudosas,

    Jane L.

    ResponderExcluir
  2. Conheci São João del-Rei e gostei demais. Olhos treinados de viajante contumaz, observando tudo e gostando de tudo. Só vim a saber, bem mais tarde, que poderia ter gostado mais. Porquê? Porque poderia ter visitado a cidade depois de ter conhecido Rosângela Oliveira. Se assim tivesse sido, São João del-Rei teria, aos meus olhos, se transformado numa outra cidade, uma cidade que guarda muito mais que monumentos e história, seria a cidade que guarda uma amiga do coração. Tenho que revisitá-la para acrescentar coisas mais queridas às minhas memórias de lá. Rô,parabéns pelo blog. Já sou sua seguidora!

    ResponderExcluir